FAMATH

5ª FEIRA GASTRONÔMICA UNILASALLE-RJ

Unilasalle-RJ sedia Feira Gastronômica tendo o pão como protagonista

“Um alimento tão simples, pode ser levado às mesas mais contemporâneas dos grandes chefs em âmbito mundial de forma muito sofisticada”. Essa é apenas uma das dualidades a serem elencadas quando se fala de pão, no olhar da historiadora que tem nele um objeto de estudo, a portuguesa Ana Roldão. Autora, junto da crítica Luciana Fróes, do livro “Rio, paisagem gastronômica” (Nau das Letras, 2016), Ana assina com Angelina Accetta a montagem da exposição fotográfica “O Pão Nosso”, na Galeria La Salle, e é uma das organizadoras da 5ª edição da Feira Gastronômica do Unilasalle-RJ. Ambos os eventos, interligados e gratuitos, começam na próxima segunda-feira, 19 de março.

O pão será o tema a unir mostra, palestras e workshops no evento que agita o cenário culinário niteroiense a cada ano. O foco, no entanto, segue sendo apresentar os cursos da instituição voltados para a gastronomia, como explica Cris Gonzalez, também responsável pelo evento, ao lado de Ana e do chef Vicente Maia: “A nossa ideia é valorizar a prata da casa, toda a equipe por trás da estrutura que temos aqui. Os alunos vão poder expor seus produtos finais, praticando conceitos aprendidos no Unilasalle, desde a parte da gestão até operacional e venda. Cada barraca será referente a um curso da Escola de Gastronomia e terá a representação de um tipo de pão. Outra novidade são os alunos de Confeitaria produzindo bolos durante o evento na Galeria”. 

Ao todo, a feira contará com dez barracas para venda de produtos, roda de conversa na abertura, relançamento do livro “Rio, paisagem gastronômica”, nove workshops para os 30 primeiros presentes, contemplando a culinária brasileira, italiana e contemporânea, além da exposição “O Pão Nosso”. Na mostra, Ana traz reflexões bíblicas e de autores como Clarice Lispector acerca do pão em tecidos de linho, além de contar a história do alimento por meio de banners. A Santa Ceia pintada por Leonardo da Vinci ganhará mais de três metros e meio de largura, em trabalho de composição e pesquisa dos graduandos de História. Para dialogar com a temática, Beatriz Siqueira e Fernando Talask trazem o registro do processo de preparação de diferentes pães por alunos da Gastronomia ao longo de uma semana.         

“O pão é simbólico, é o alimento essencial do homem, é o que traz o sorriso à pessoa que está com fome. Também é simbólico na religião, o fermento representa a corrupção, por isso a ligação dos judeus com o pão ázimo, que é preparado sem este ingrediente”, pontua Ana Roldão, “O encontramos ainda como suporte da refeição. Os portugueses, por exemplo, utilizavam para a sopa e depois comiam também o pão. Meu interesse começou a partir do estudo dos museus do pão espalhados pelo mundo, há uma longa história do trabalho das artes plásticas com ele”.

A comunhão é o elo, para Angelina Accetta, coordenadora da Galeria La Salle, entre o pão e o ato de criar. “Há o sagrado no pão, assim como na Galeria, onde temos o olhar fora do óbvio, o conhecimento que se dá a partir de ressonâncias. Tanto a arte quanto o pão carregam a comunhão no sentido de partilha, diálogo, encontros. Temos a oportunidade de comungar o olhar com o apreciar, o fruir e o transformar nesta Feira Gastronômica”, conclui.

5ª FEIRA GASTRONÔMICA UNILASALLE-RJ

Palestras, workshops, barraquinhas e novo lançamento do livro ‘Rio, paisagem gastronômica’

Quando: De 19 a 22 de março, das 16h às 20h. Segunda-feira o início da programação será às 18h.

Entrada: gratuita. Os interessados em participar de workshop devem chegar uma hora antes do horário da aula para a retirada de senha. Participarão os 30 primeiros presentes.

Onde: Unilasalle-RJ — Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa

Exposição ‘O Pão Nosso’

Inauguração DIA 19/03, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 18H

Permanência

Quando: De 19/03 a 13/04. Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h

Onde: Galeria La Salle — Unilasalle-RJ — Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa

Mais informações: Setor de Comunicação e Marketing do Unilasalle – Luiza (21) 2199-6657/ luiza.souza@lasalle.org.br

Publicado em: 15 de março de 2018, por: 

Comentários