Clube Naval Charitas

A música de Tom e Vinícius no Municipal

No ano em que a bossa nova completa 60 anos, Wanda Sá, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise trazem para Niterói o show do CD “A Música de Tom e Vinicius”, no dia 27 de outubro, sábado, às 20 horas, no Teatro Municipal de Niterói. No espetáculo, os músicos vão mergulhar na vasta obra de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, dois dos principais compositores da música brasileira. Wanda Sá (voz e violão), Gilson Peranzzetta (piano) e Mauro Senise (sopros) estarão acompanhados por Adriano Giffoni (baixo acústico) e João Cortez (bateria).

A parceria Tom e Vinícius teve inicio em 1956, quando a dupla se uniu para a realização da trilha sonora do espetáculo ‘Orfeu da Conceição’. A partir daí, se desenvolveu uma das amizades mais frutíferas da música brasileira, influenciando gerações de músicos de todas as partes do mundo. Tom e Vinícius são autores de dezenas de canções, como “A Felicidade”, “Chega de Saudade”, “Eu sei que vou te amar” e “Garota de Ipanema”. Eles, junto com João Gilberto, formaram os alicerces da Bossa Nova, que comemora 60 anos de existência agora em 2018. O movimento musical nasceu no Rio de Janeiro e levou a música brasileira pelo mundo afora.

Para realização do CD em homenagem a Tom e Vinícius, Wanda Sá – a principal intérprete feminina e fiel artista da bossa nova – convidou duas das maiores referências da música instrumental brasileira: Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, para fazerem parte do projeto.

O repertório do show terá sucessos como “Garota de Ipanema”, “O Grande Amor”, “Eu não Existo sem você”, “Brigas Nunca Mais”, “É Preciso Dizer Adeus” e “Frevo de Orfeu”.

Como escreveu Hugo Sukman: “Muita gente, no Brasil e no mundo, faz bossa nova. Mas só Wanda Sá é bossa nova mesmo! Ou melhor, é bossa nova em todas as suas dimensões: fez parte do movimento, tendo lançado clássicos como “Inútil paisagem”, dado por Tom na ocasião que gravou seu primeiro disco e “Vagamente”. Além de ser protagonista da capa mais bossa nova que existe, a do LP “Wanda vagamente” (1964), no qual caminha pela areia da praia arrastando seu violão, numa incrível imagem-síntese. Wanda cultua fielmente o gênero, criando novos formatos para ele, como no CD “Swingueira” (2005). E mesmo lançando novas composições, toca, canta e vive da forma mais bossa nova possível”.

Já Gilson Peranzzetta e Mauro Senise mantém uma parceria de mais de 20 anos. Levam a música instrumental brasileira para o mundo com turnês constantes pela Europa, Japão e Estados Unidos. O duo já realizou em outros álbuns releituras do maestro Tom Jobim. Assim como Tom e Vinícius, eles se completam musicalmente. Peranzzetta gosta de construir arranjos para clássicos da música brasileira, acrescentando detalhes especiais a essas composições. Senise, por outro lado, inova expandido o espaço que o saxofone ou a flauta ocupam na interpretação.

Serviço:

Wanda Sá, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise em A música de Tom e Vinícius

Data: 27 de outubro, sábado

Horário: 20 horas

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 80 min

Ingresso: R$ 80,00

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 2620-1624

 

Horário de funcionamento da bilheteria:

  • Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.

sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).

  • Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.

 

Publicado em: 24 de outubro de 2018, por: 

Comentários