Arte na Rua abre temporada 2018

O projeto Arte na Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói, está de volta com a temporada de 2018, trazendo espetáculos por diversos cantos da cidade. Campo de São Bento, Horto de Itaipu, Santa Bárbara, Skate Park – São Francisco, Praça da Cantareira e Horto do Fonseca são alguns dos locais que vão receber a programação gratuita. 

O projeto Arte na Rua, apresenta, neste fim de semana, 24 e 25 de março, duas atrações musicais nos bairros do Fonseca e Icaraí. No sábado, o Horto do Fonseca recebe, às 11h, a talentosa cantora mineira Tina com inéditas canções de Moacyr Luz. Já no domingo, também às 11h, será a vez do cantor e compositor Rodrigo Bessa apresentar, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, seu mais novo trabalho, “Catador de poemas”. 
 
Sobre os artistas:
 
Tina
 
Natural da cidade mineira de Araçuaí, seu nome é Santa Ernestina, mas todos a chamam de Tina. Uma das mais belas vozes da nova geração, é dona de uma personalidade versátil que a faz transitar entre as mais diversas vertentes da música. Iniciou profissionalmente em 2016 ao gravar seu primeiro EP, porta de entrada para diversos convites, entre eles para gravar “Olha minha Cara”, canção que Moacyr Luz compôs especialmente para ela. 
 
No show do Horto do Fonseca, essa “soprano na última linha de baixo para cima”, como ensina o padrinho Moacyr Luz, contará com a participação do violonista João Camarero. 
 
Em 2016, Tina participou de outros importantes projetos, como a trilha sonora do “Filme-Tia Ciata”, um Pocket Show na Semana Carioca do Livro e também do coro do DVD do Moacyr Luz e Samba do Trabalhador. Em 2017, foi finalista no 1° Festival do Zimba organizado pelo Teatro Municipal Ziembinski. Ainda com o Samba do Trabalhador, a artista se apresentou no tradicional Bar Pirajá, em São Paulo. 
 
Rodrigo Bessa
 
O “Catador de poemas” é a tradução literal do que representa o mais novo trabalho do cantor e compositor Rodrigo Bessa. Porque foi catando e musicando poemas do livro “Poesia”, assinado pelo primo escritor amazonense, Zeca Cyrino, que a ideia de gravar um disco autoral foi se tornando realidade. 
 
O projeto nasceu, numa noite de meio de semana, em Niterói, em que, numa rodada de música com piano e violão, cantando Beatles, o poeta abriu seu livro e começou a declamar poemas. De súbito, Rodrigo disse: “isso dá música”. E naquela mesma noite musicaram quatro poemas. 
 
No repertório, além de oito canções dessa inusitada parceria, que passeia pelo pop, rock, reggae, xote, samba, samba-canção e fox-trot, Rodrigo apresenta grandes influências, como “Velha Roupa Colorida” (Belchior), ‘Linha de Passe” (João Bosco) e “Por quem os sinos dobram” (Raul Seixas). Atualmente, Rodrigo Bessa também pode ser visto na banda do programa Lady Night, apresentado pela atriz e humorista Tatá Werneck, no Multishow. 
 
Rodrigo Bessa (vocal, guitarra e violão), se apresenta nesse domingo, no CCPCM, acompanhado por Paulo Coutinho (baixo), Felipe Braga (guitarra), Daniel Bessa (teclado), Francesco Nizzardeli (bateria) e Daniel Boechat (percussão). 
 
SERVIÇO:
 
Tina canta inéditas de Moacyr Luz
Data: 24 de março, sábado
Horário: 11h 
Local: Horto do Fonseca
End: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói – RJ, 24120-191
 
Rodrigo Bessa em “Catador de poemas”
Data: 25 de março, domingo
Horário: 11h 
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento
End: Lopes Trovão, s/n – Icaraí

O projeto ARTE NA RUA…

Lançado em março de 2013, o projeto “Arte na Rua” chega ao sexto ano. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos através de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público.

Assim, a Prefeitura procura estabelecer um diálogo entre os artistas e os cidadãos, através das práticas artísticas públicas. O governo pretende estimular as artes a partir do princípio de que as ruas são livres para as manifestações culturais.

O programa já promoveu mais de 2000 apresentações artísticas por toda a cidade. Os artistas que queiram participar do projeto devem ficar atentos as Chamadas Públicas.

Podem se inscrever artistas e/ou grupos de teatro, música, dança, circo, literatura, artes plásticas, audiovisual, arte urbana, arte popular, artes integradas, entre outras. As propostas devem ser para apresentações em ruas, praças públicas e espaços públicos similares. 

O artista interessado pode fazer sua inscrição gratuitamente. Informações: www.culturaniteroi.com.br

 

Publicado em: 20 de março de 2018, por: 

Comentários