Maoli Training

Cine Jazz homenageia Dave Brubeck

O Solar do Jambeiro recebe mais uma edição do Cine Jazz, na terça-feira, 26 de setembro, às 19h. O tradicional evento musico-cinematográfico que celebra, em Niterói, terá nesta edição uma homenagem ao pianista norte-americano Dave Brubeck. Um dos grandes compositores do gênero, Brubeck é um dos principais nomes do West Coast Jazz ao lado de Chet Baker, Bud Shank e Barney Kessel , estilo de concepção mais suave praticado pelos músicos da Califórnia em contrapartida ao estilo de jazz mais nervoso e cerebral tocado na mesma época em Nova York. O músico convidado da noite é o maestro, pianista e professor Antonio Adolfo , um dos pioneiros do samba jazz na década de 60 e que já trabalhou com muitos artistas consagrados da MPB.

Sobre Dave Brubeck
Junto com seu parceiro, o saxofonista Paul Desmond, Dave Brubeck lançou nos anos 50 e 60 uma série de álbuns recordistas de venda pela Columbia Records, que apresentavam métricas ímpares e inéditas (5/4, 9/8) , como o LP “Time Out ” lançado em 1959 e que inclui o sucesso “Take Five”, um dos maiores standards do jazz. Influenciado por Duke Ellington e a musica erudita, o pianista lecionou em várias universidades americanas até 2012 , quando faleceu em Connecticut na véspera de completar 92 anos. O filme a ser exibido foi gravado em um concerto realizado pelo Dave Brubeck Quartet na Alemanha em 1966.

Sobre Antonio Adolfo
Antonio Adolfo, além comandar uma tradicional escola de musica no Rio, também é um veterano que lançou em 1979, o primeiro disco independente no Brasil, o clássico “Vira-lata”, um precursor da musica instrumental brasileira.

O pianista será acompanhado por outro musico de prestígio internacional, o violonista Lula Galvão. O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (FAN) com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha.

Serviço:

Cine Jazz homenageia Dave Brubeck e recebe Antonio Adolfo
Data: Terça-feira, 26 de setembro de 2017
Horário: 19h
Capacidade: 60 lugares
Entrada Franca
Classificação indicativa:14 Anos
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222

Publicado em: 24 de setembro de 2017, por: 

Comentários