Cine Jazz homenageia George Benson

O projeto CineJazz, com a curadoria de Paulo Renato Rocha, está completando 8 anos de atividades e vai promover uma Jam Session em homenagem ao guitarrista norte-americano George Benson. Desde 2017 no palco do Solar do Jambeiro, sempre na última terça-feira de cada mês, o Cine Jazz exibe no dia 27 de novembro, a partir das 20h, o filme “George Benson Live in Germany, gravado em 1978. A entrada é franca e a classificação indicativa, 14 anos.

“George Benson Live in Germany” (Alemanha, 1978) traz o registro de uma apresentação do guitarrista norte-americano acompanhado por uma banda de estrelas como os pianistas Ronnie Foster e Jorge Dalto. Após a projeção, será realizada a Jam Session de aniversário com o quarteto do guitarrista Felipe Castro, recebendo convidados especiais como o baterista Pascoal Meirelles e os cantores Marcos Hasselman e Adréia Pedroso, entre outros.

George Benson

Ativo guitarrista aos 75 anos, Benson é dos maiores artistas do gênero conhecido como Smooth jazz. Nascido em uma família de refinados músicos amadores, aos seis anos já tinha se apresentado em público. Incentivado pelo padrasto, começou tocando ukulele (pequeno violão de quatro cordas) e aos 10 anos, já empunhando uma guitarra, gravou o single “She Makes Me Mad”, nos estúdios da RCA. Em 1963, com 20 anos, Benson lançou seu primeiro disco, “The New Boss Guitar Of George Benson”, pelo selo Prestige.

Na década de 1970, já pela gravadora CTI, alcançou seu primeiro sucesso com “Supership”, e partir de 1976, redireciona sua carreira, deixando de lado o jazz e caminhando para o pop. Em 1977, gravou um dos grandes sucessos de sua carreira: “The Greatest Love of All”, que foi tema do filme “The Greatest”, uma cinebiografia do grande lutador de boxe Muhammad Ali. Ao longo dos anos, emplacou diversos sucessos, até que em 1980, seu disco “Give Me The Night”, produzido por Quincy Jones, conquistou o Grammy.

Em 2006, em uma parceria com o cantor Al Jarreau, lançou “Givin’ It Up, um álbum que marca seu reencontro com o Jazz. Este trabalho foi altamente reconhecido, tendo recebido Grammy e várias outras premiações. Em 2013, no Brasil, Benson fez um show no palco Sunset do Rock In Rio no Rio de Janeiro, reeditando a parceria com o músico brasileiro Ivan Lins. Este show foi aclamado como um dos melhores do evento. O artista descreve sua música como focada no amor e romance ao invés de sexualidade devido a sua relação com a família e de sua prática e orientação religiosa.

Serviço:

CineJazz
Filme: George Benson Live in Germany (1978)
Artista Convidado: Felipe Castro (guitarra)
Data: 27 de novembro, terça-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222
ENTRADA GRATUITA

 

Publicado em: 22 de novembro de 2018, por: 

Comentários