Clube Naval Charitas

Cine Jazz homenageia o baixista Jaco Pastorius

Acontece na terça 25 de setembro, às 19h, com entrada franca no Solar do Jambeiro, a edição de setembro do projeto Cine Jazz que homenageia o mito Jaco Pastorius , considerado por crítica e publico o mais influente baixista da história da musica.

Sobre o baixista Jaco Pastorius

Nascido na Pennsylvania em 1951 e criado na Flórida, Jaco começou a tocar com Pat Metheny, hoje uma lenda viva da guitarra, chegando a gravar um álbum juntos, o primeiro álbum da carreira do baixista. Em 1976, Jaco gravou o seu segundo álbum “Jaco Pastorius” produzido pelo pianista Herbie Hancock, para a Columbia – Epic, instantaneamente reconhecido como um clássico no cenário jazzístico da época. Foi então convidado a fazer parte do Weather Report, onde gravou em 1977 o álbum Heavy Weather, indicado ao Grammy e um dos álbuns de fusion mais famosos de todos os tempos. Ainda em 1976, Jaco gravou o álbum Bright Size Life, disco de estreia de Pat Metheny. De 1976 é também o álbum Hejira, da cantora e compositora Joni Mitchell, com Jaco numa excepcional performance.

Após se desligar do Weather Report em 1981, Jaco aprofunda um projeto solo, e passa a conduzir uma big band chamada Word of Mouth, que lançou em 1981 um disco homônimo, distribuído pela Warner. O disco foi um hit de costa a costa nos Estados Unidos, com performances virtuosas de Herbie Hancock, Wayne Shorter e Peter Erskine. Em 1984 Jaco começa a ter problemas com drogas e álcool, que o levam a morte precoce em 21 de setembro de 1987 , aos 35 anos de idade. O filme a ser exibido traz o musico no auge da carreira num show do grupo Weather Report registrado na Alemanha em 1978.

O musico convidado é o baixista Robson Albuquerque, a mais nova revelação do instrumento no Brasil, que se apresentará com o baterista Claudio Félix e com o guitarrista Felipe Castro interpretando repertório do homenageado, logo após a exibição do filme.

O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura / FAN com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha.

Entrada Franca . Classificação 14 Anos

Publicado em: 18 de setembro de 2018, por: 

Comentários