FAMATH

Encantados nos 50 anos do curso de Cinema da UFF

Tizuka Yamasaki volta à UFF, onde exibirá seu novo filme, “Encantados”, no projeto especial Sala Ex-cura, dia 22 de março, quinta-feira, às 15 horas. Esta sessão faz parte do projeto especial “Sala Ex-cura” que exibirá ao longo de 2018 somente filmes produzidos por ex-alunos. A exibição é gratuita.

Sobre Tizuka Yamasaki

Uma das mais importantes diretoras brasileiras, foi aluna, nos anos 70, das primeiras turmas do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, fundado em 1968 por Nelson Pereira dos Santos. Em 1968, Nelson participou não somente da criação do curso, mas também do Cine Arte UFF e do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. Cinquenta anos depois, Tizuka volta à UFF, onde exibirá seu novo filme, “Encantados”, no projeto especial Sala Ex-cura. O projeto, idealizado pelo Cineclube Sala Escura, dedicado ao cinema latino-americano, irá exibir apenas filmes de ex-alunos em 2018, em homenagem aos 50 anos do curso. Esta exibição conta com a parceria do Cineclube Quase Catálogo, dedicado às mulheres diretoras. Ambos os cineclubes são projetos de extensão da UFF.

Após a sessão, na próxima quinta-feira, dia 22 de março, às 15 horas, haverá um debate com a diretora Tizuka Yamasaki e com membros da equipe. 

Homenagem às mulheres realizadoras do Cinema – Fundado em maio de 2016, o cineclube Quase Catálogo presta uma homenagem à primeira grande pesquisa sobre realizadoras de cinema no Brasil. Sob a organização de Heloisa Buarque de Hollanda, com coordenação e pesquisa de Ana Rita Mendonça e Ana Pessoa, o volume 1 da série “Quase Catálogo – Realizadoras de Cinema no Brasil (1930/1988)” relaciona 195 realizadoras brasileiras e 479 títulos. Salvo exceções, o livro reúne informações sobre filmes excluídos da História do cinema brasileiro e cineastas que, mesmo ainda vivas e em atividade, continuam às margens dos catálogos vigentes. Assim, o objetivo do cineclube é fazer um resgate da história do cinema brasileiro e mundial feito por mulheres, contribuir para o aumento da visibilidade e discussão sobre esses filmes e incentivar a formação de novas cineastas. O Quase Catálogo é organizado pela professora de Fotografia do Departamento de Cinema e Audiovisual da UFF, Nina Tedesco, e a roteirista e pesquisadora de Comunicação Érica Sarmet. As sessões, mensais, ocorrem às quintas-feiras no Cine Arte UFF, em Niterói.

Sinopse do filme “Encantados – Zeneida jamais se deixou passar por uma garota qualquer. Ela sempre soube ser única. A mais esperta entre os dez irmãos; perseverante até na teimosia; atrevida e ousada em suas escolhas. A garota com sua beleza é uma estrela radiante; é o apoio que ampara a mãe, o desafio que provoca qualquer autoridade, e claro, a dor de cabeça que enlouquece a todos. A adolescente, irreverente e luminosa transforma-se quando é desafiada, quando não tem respostas prontas ou não consegue se explicar. Suas ações são incompreensíveis, acessos de pânico, muitas vezes de ira, gritos histéricos, chegando mesmo a pequenas convulsões. As acusações começam em casa, maluca, perdida, ela mesma não sabe o que fazer. Ela só quer sobreviver.

Serviço:
ENCANTADOS
De Tizuka Yamazaki
Data: 22/03/2018 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Sessão seguida de debate com a diretora e com membros da equipe
Local: Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 09, Icaraí – Niterói)

Publicado em: 19 de março de 2018, por: 

Comentários