Clube Naval Charitas

Exposição Balé das Aves de Flavia Lage

A exposição fotográfica “Balé das Aves” de Flavia Lage, e com curadoria de Eny Hertz, pode ser visitada no período de 02 de setembro a 04 de outubro de 2017, das 8h às 16h, no Parnit (Parque Natural Municipal de Niterói) na Estrada da Viração, s/n, em São Francisco, Niterói.

Sobre a exposição

A exposição “Balé das Aves” é composta com 20 imagens sobre as aves que são residentes ou visitam a nossa cidade Niterói, acompanhando a exposição, textos que visam a conscientização do ser humano em relação à natureza e aos animais.

A proposta das exposições fotográficas no Centro de Visitante do Parque Natural Municipal de Niterói é dar visibilidade aos diversos olhares sobre a natureza.

Sobre Flavia Lage

Flavia Lage é pós-graduada em Fotografia como instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais pela Universidade Cândido Mendes, vem se dedicando à fotografia há 22 anos, fez cursos, no Parque Lage e no Ateliê da Imagem. Seu campo de atuação fotográfica firmou-se no registro artístico de animais, especialmente na área da ornitologia, onde registra a aves em seus diversos habitats naturais. Seu trabalho nesse campo já se inicia em 1994 fotografando como freelancer pra Zoonit até 2010.

Durante esse tempo pela Zoonit fotografou na Ilha D’água e na Ilha Redonda onde são localizadas a Transpetro e em áreas ambientais da Reduc, ambas as empresas governamentais de Petróleo. Recebeu uma Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 2009, pelas atividades em prol da defesa e proteção dos animais do Estado do Rio de Janeiro.

A última exposição, Balé das Aves, motivou uma pesquisa contínua sobre a arte de fotografar pássaros, de onde deriva seu projeto para observação, captação de disseminação da prática da fotografia e da observação de aves. Seu interesse na proteção dos animais silvestres aprofunda-se na medida em que se dedica incansavelmente em registrar o comportamento das aves que povoam o litoral fluminense.

Ainda no período de 2002 a 2006, em parceria com o Madureira Shopping, idealizou um projeto comunitário cultural, com cursos de fotografia, exposições, debates e criação de books em estúdio a preço popular, permitindo acesso da população carioca da zona norte a um conhecimento e experiência fotográfica únicos. Seu trabalho, nesse sentido, sempre foi comprometido e vinculado com os ideais de democratização do conhecimento e com a preservação dos ecossistemas naturais.

Atualmente divide seu tempo entre a faculdade de biologia (cursando o 8º período), o estagio voluntário no Projeto Fauna do JBRJ, trabalha ministrando aulas particulares de fotografia e fotografando para eventos em geral.

Entre exposições individuais e coletivas que realizou constam; Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Museu do telefone, Espaço Cultural do CREA-RJ, Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, Casa de Rui Barbosa e Oi Futuro, as duas ultimas participando do FotoRio.

Publicado em: 2 de setembro de 2017, por: 

Comentários