Clube Naval Charitas

Ilha do Pontal, recanto de Turismo ambiental em Niterói

A Ilha do Pontal, em Piratininga, na Região Oceânica, é o novo recanto ambiental da cidade, que oferece uma exuberante paisagem natural. O  acesso começa por  uma ponte instalada no final da Rua Mário Souto, no Cafubá e continua por uma trilha toda sinalizada, onde  o turista ou morador da cidade terá a chance de conhecer mais um belo recanto, ainda pouco explorado, apesar de sua imensa beleza. Todas as placas são ilustradas por um jaçanã, ave símbolo da Ilha do Pontal.

A Prefeitura de Niterói instalou placas sinalizadoras que dão as boas-vindas ao visitante que atravessa a ponte de madeira, único acesso à Ilha do Pontal. Ao começar a trilha, o turista poderá apreciar dois Mirantes: o dos Frangos e o dos Maçaricos, além do belíssimo ‘Bosque Vermelho’- fica localizado já no meio da trilha, com árvores da família Myrtaceae, cuja coloração justifica o nome . Seguindo, chega-se ao Mirante da Laguna de Piratininga de onde avista-se grande parte do seu entorno.

Para o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, Niterói cada vez mais assume o seu potencial de Ecoturismo, valorizando sua riqueza ambiental. A Prefeitura de Niterói tem investido em vários equipamentos nesta área, desde que aprovou o Plano Municipal de Meio Ambiente, tendo como exemplos recentes estas novas trilhas sinalizadas, a inauguração do Parque das Águas e do Horto de Itaipu. “A Ilha do Pontal é mais um equipamento de Turismo Ambiental que a Prefeitura oferece à população, visitantes e turistas “, destaca José Guilherme.

A Ilha do Pontal mostra-se como uma bela opção para quem quer fazer uma caminhada por uma trilha não muito extensa e que não ofereça grandes dificuldades, ideal para quem gosta de fazer  esse programa acompanhado com crianças pois, além de sinalizada desde o início, se passa por por diversos ambientes como rochas, brejos, mangues, lagunas e floresta. Ao final a magnífica paisagem da lagoa de Piratininga é um convite à contemplação das belezas naturais.

A Rua Mário Souto, fica no Cafubá, logo após a saída do Túnel Charitas-Cafubá (a apenas 200m da saída do túnel, sentido Cafubá, a rua é a segunda à direita. Após o final da rua, à esquerda localiza-se a ponte que dá acesso ao início da trilha). O Parque Natural Municipal de Niterói – PARNIT – cuida da trilha e do acesso à Ilha do Pontal, esse pequeno paraíso situado dentro da zona urbana niteroiense.

Publicado em: 29 de novembro de 2017, por: 

Comentários