Barber e Beer By Zoff

Itacoatiara vai ganhar a Bandeira Azul

Itacoatiara vai ganhar a Bandeira AzulA praia mais querida pelos moradores de Niterói vai conquistar o mundo. Em julho de 2016, em meio aos Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio, Itacoatiara vai ganhar a Bandeira Azul, certificado concedido pelo instituto dinamarquês Foundation for Environmental Education (Fundação para a Educação Ambiental), uma entidade credenciada pela ONU e pela Unesco para avaliar a balneabilidade de praias e marinas em todo o mundo.

A prefeitura já está autorizada a instalar a placa provisória da Bandeira Azul em Itacoatiara. A Praia do Sossego, que também é candidata ao selo internacional de qualidade ambiental, no entanto, só deverá recebê-lo em 2017.

A coordenadora nacional do Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, disse ao GLOBO-Niterói que usou o argumento das Olimpíadas para antecipar a certificação de Itacoatiara. A análise será feita pelo júri internacional, que se reúne em maio em Copenhague para examinar os pedidos das praias do Hemisfério Norte. O júri do Hemisfério Sul (que julga as solicitações do Brasil) já se encontrou e certificou a Prainha, do Rio, pela quinta vez, e concedeu dois outros selos para Rio das Ostras: Praia do Remanso e Lagoa do Iriry. A Prainha, no canto direito de Itacoatiara, não está incluída no projeto.

— Através do processo normal, Itacoatiara só seria certificada no fim do ano que vem. Mostramos ao júri internacional a importância de certificar uma praia brasileira durante as Olimpíadas e conseguimos incluí-la na reunião anual do Hemisfério Norte — explica.

Na semana retrasada, o oceanógrafo David Zee disse que Itacoatiara é a praia com a melhor qualidade da água entre todas as do Rio e de Niterói. Ele chegou à conclusão ao pesquisar as análises feitas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) de 2000 a 2015.

Texto: Paulo Roberto Araújo – O Globo

Publicado em: 23 de novembro de 2015, por: 

Comentários