MOTIN – O Teatro nas Praças de Niterói

O MOTIN (Movimento Organizado Teatral Independente de Niterói) está promovendo apresentações de diferentes linguagens artísticas e populares, em vias e espaços públicos de Niterói. O principal objetivo é o de levar o teatro às pessoas e tentar aproximá-las da literatura teatral. As apresentações são gratuitas com peças para crianças e adultos, envolvendo mais de 40 artistas de nossa cidade.

PROGRAMAÇÃO:

CAMPO DE SÃO BENTO

20/5/18 – O AUTO DA COMPADECIDA – ANSELMO FERNANDES  (ADULTO)

03/6/18 – O RAPTO DAS CEBOLINHAS – LUCAS CINTRA (INFANTIL)

17/6/18 – ESCOLA DE MULHERES – MARCELL BARBOZA (ADULTO)

01/7/18 – A REVOLTA DOS BRINQUEDOS – ANA DELAMARE (INFANTIL)

05/8/18 – TRÊS PERALTAS NA PRAÇA – CRISTINA FRACHO (INFANTIL)

02/9/18 – BOMBINHA ATÔMICA – MARCOS RASECK (INFANTIL)

16/9/18 – MÉDICO À FORÇA – CARLOS FRACHO (ADULTO)

30/9/18 – MAROQUINHAS FRU-FRU – DÁRDANA RANGEL (INFANTIL)

HORTO DO FONSECA

13/5/18 – PLUFT, O FANTASMINHA – RICARDO SANFER  (INFANTIL)

27/5/18 – O AUTO DA COMPADECIDA – ANSELMO FERNANDES  (ADULTO)

10/6/18 – O RAPTO DAS CEBOLINHAS – LUCAS CINTRA (INFANTIL)

24/6/18 – ESCOLA DE MULHERES – MARCELL BARBOZA (ADULTO)

08/7/18 – A REVOLTA DOS BRINQUEDOS – ANA DELAMARE (INFANTIL)

12/8/18 – TRÊS PERALTAS NA PRAÇA – CRISTINA FRACHO (INFANTIL)

09/9/18 – BOMBINHA ATÔMICA – MARCOS RASECK (INFANTIL)

23/9/18 – MÉDICO À FORÇA – CARLOS FRACHO (ADULTO)

07/10/18 – MAROQUINHAS FRU-FRU – DÁRDANA RANGEL (INFANTIL)

HORTO DO BARRETO

20/5/18 – PLUFT, O FANTASMINHA – RICARDO SANFER  (INFANTIL)

03/6/18 – O AUTO DA COMPADECIDA – ANSELMO FERNANDES  (ADULTO)

17/6/18 – O RAPTO DAS CEBOLINHAS – LUCAS CINTRA (INFANTIL)

01/7/18 – ESCOLA DE MULHERES – MARCELL BARBOZA (ADULTO)

15/7/18 – A REVOLTA DOS BRINQUEDOS – ANA DELAMARE (INFANTIL)

19/8/18 – TRÊS PERALTAS NA PRAÇA – CRISTINA FRACHO (INFANTIL)

16/9/18 – BOMBINHA ATÔMICA – MARCOS RASECK (INFANTIL)

30/9/18 – MÉDICO À FORÇA – CARLOS FRACHO (ADULTO)

14/10/18 – MAROQUINHAS FRU-FRU – DÁRDANA RANGEL (INFANTIL)

Sobre o MOTIN

MOTIN (Movimento Organizado Teatral Independente de Niterói) é um movimento democrático que surgiu a partir da dificuldade dos artistas de exercerem seus ofícios, já que são poucos os espaços disponíveis, aliado a isso, acreditamos que o público precisa conhecer obras de diferentes autores, a fim de que nenhum desses textos se perca na memória das pessoas.

Sobretudo, temos desejo por exercer o ofício da Arte, nas mais diversas manifestações. O principal objetivo é o de levar o teatro às pessoas e tentar aproximá-las da Literatura teatral. 

Acreditamos, ademais, na importância da formação da plateia. Com o mundo globalizado, o espetáculo, sobretudo em nossa cidade, tem se resumido a modelos massificados. Stand-ups, montagens da Disney e youtubers. Isso se agrava com o fato de as escolas não apresentarem os textos teatrais como conteúdos em seus currículos comuns. A nossa Literatura faz parte da nossa produção cultural, o que forma nossa identidade enquanto brasileiros. Nesse sentido, escolhemos homenagear, neste primeiro ciclo: Maria Clara Machado, Pernambuco de Oliveira, José Valuzi, Ariano Suassuna, Molière. Todos esses autores são de enorme relevância no cenário cultural e histórico do Teatro. Cremos que a qualidade deles é definitiva na formação dos nossos jovens. Cabe observar que um ciclo de leituras dramatizadas destinado ao público infantil é algo inédito em nossa cidade. 

O Motin levou a ideia à FAN, Fundação de Arte Niterói, na pessoa do senhor presidente André Diniz, a fim de solicitar autorização para utilizar os espaços públicos; o órgão atendeu prontamente o nosso pedido, já que entendeu a importância do projeto. Ele ampliou a ideia e nos deu mais duas praças no intuito de levar as leituras para públicos diferentes da cidade. O Barreto e o Fonseca, Zona Norte da cidade, são bairros com menos acesso à cultura, o que corrobora para um dos pilares do nosso movimento: a democratização da Arte. 

A estrutura das leituras não só abarca os atores, como também músicos, bailarinos, artistas circenses, fonoaudiólogos, pedagogos, professores, que formarão um grande cortejo, que antecederá os eventos. Tudo isso contará com a contribuição de mais de 40 artistas INDEPENDENTES, de nossa cidade.

Publicado em: 17 de maio de 2018, por: 

Comentários