FAMATH

MPB4 canta e conta no Municipal de Niterói

O grupo vocal MPB4 apresenta, nesta sexta e sábado, 07 e 08 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal, o show “Você Corta um Verso, Eu Escrevo Outro”, que canta e conta histórias de canções que serviram à luta pela democracia e liberdade no Brasil. Formado por Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira, o MPB4 promete um resgate histórico de sua militância pela liberdade artística nos chamados “anos de chumbo”. O ingresso custa R$ 80 e a classificação indicativa é livre.

Com versos como os do nome do show, o MPB4 gravou em 1972 a canção “Pesadelo”, de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro. Apesar da letra explicitamente contestadora, a música foi liberada pela censura num drible de craque que os autores deram nos censores da época. Assim como o MPB4, diversos cantores e compositores tiveram suas canções censuradas durante o período da ditadura militar. 

“Esse tempo sombrio que o Brasil e a música nacional viveram não podem ser esquecidos. Lembrar e cantar esses tempos são boas formas de fazer com que não voltem nunca mais”, ressalta Miltinho, fundador do grupo. “Com 50 anos de carreira, o MPB4 conseguiu, com uma trajetória ininterrupta e coerente, contar e cantar a história recente da música brasileira através de suas quatro vozes”, completa. 

O roteiro do show vai misturar canções já gravadas pelo grupo como a já citada “Pesadelo” e outras como “Partido Alto” (Chico Buarque), “O Bêbado e o Equilibrista” (João Bosco / Aldir Blanc), “Cálice” (Chico Buarque / Gilberto Gil) e “Agora é Portela 74” (Maurício Tapajós / Paulo César Pinheiro). Fazem parte do setlist também composições de autores como Geraldo Vandré, Zé Keti e Sérgio Ricardo. No espetáculo, o MPB4 contará também, após pesquisar o vasto material disponível sobre o tema, algumas histórias da censura na música popular brasileira e cantará temas que marcaram a luta pela liberdade e pela democracia no Brasil.

A apresentação contará com participação especial da cantora Claudia Castelo Branco.

Ficha Técnica:

MPB4: Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira

Participação especial: Claudia Castelo Branco

Roteiro: Aquiles Reis

Técnico de som: Ricardo Pinto

Iluminador: Moacyr Senna

Produção Camila Ribeiro e Marcelo Cabanas | Bateia Cultura

Realização: Mil Tons Produções

Serviço:

MPB4 em “Você Corta um Verso, Eu Escrevo Outro”

Datas: 07 e 08 de setembro, sexta e sábado

Horário: 19h

Ingresso: R$ 80 (inteira)

Classificação indicativa: livre

Local: Teatro Municipal de Niterói

End: Rua XV de Novembro 35, Centro

Tel: (21) 2620-1624

Horário de funcionamento da bilheteria:

  • Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.

sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).

  • Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.
Publicado em: 5 de setembro de 2018, por: 

Comentários