Clube Naval Charitas

Niterói lança Inventário da Oferta Turística

Niterói lança Inventário da Oferta TurísticaAutoridades e o trade turístico de Niterói reuniram-se no Centro de Atendimento ao Turista – CAT – Caminho Niemeyer,  para uma apresentação em torno do IOT-RJ que tem seus estudos aplicados pela Universidade Federal Fluminense – UFF – em 23 municípios, através do Prodetur – RJ– Programa de Desenvolvimento do Turismo, sendo Niterói a primeira cidade contemplada. A previsão é que o Inventário fique pronto em seis meses. Na oportunidade a universidade explicou a metodologia utilizada para o início dos trabalhos aqui.

O IOT-RJ começar por Niterói, tem uma lógica devido o potencial turístico da cidade, além de seu trabalho na gestão pública ser totalmente integrado com a Secretaria de Estado de Turismo – SETUR-RJ, e com a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio, promotora de todo o Prodetur no Estado do Rio de Janeiro.

Para o Presidente da Neltur, José Haddad os dados coletados a partir das informações do IOT-RJ vão viabilizar políticas públicas de desenvolvimento do turismo desde agora, já pensando nos Jogos Olímpicos de 2016:

_Essa reunião de hoje vem dar ciência ao trade para que receba bem os pesquisadores do IOT – RJ,  pois ele será um instrumento de grande valia para que a gestão pública possa lançar mão de políticas de desenvolvimento do turismo na cidade, gerando oportunidades e também uma importante ferramenta para o setor privado. Outro aspecto é que poderemos colher informações e usá-las para trabalhar em termos de Olimpíada. Esses estudos vem numa hora muito oportuna de grande atratividade e servirá como instrumento para uma logística melhor para os Jogos. O IOT – RJ vai gerar forças, oportunidades, bem como as ameaças e também deficiências, colhendo informações relevantes que possibilitarão gerar ações propositivas visando a Olimpíada”, analisou.

Na oportunidade ele destacou também a importância de um receptivo de qualidade em Niterói: “O IOT-RJ é um marco também neste sentido, pois precisamos ofertar receptividade e acolhimento, por isso também ele é um trabalho emblemático da UFF quando pensamos que precisamos conscientizar o cidadão niteroiense da importância de receber bem o turista que vem aqui”, ressaltou Haddad.

Dentre os presentes, além do Presidente da Neltur, José Haddad, e  várias personalidades ligadas ao trade turístico niteroiense, estavam o Professor Osiris Marques, Vice-Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria e Coordenador do Observatório de Turismo da UFF, o Professor Eduardo Vilela, Coordenação do IOT-RJ e a professora Claudia Moraes, Coordenadora Técnica do IOT-RJ que explicou sobre as técnicas e metodologia utilizadas no Inventário, esclarecendo que em dezembro já serão iniciadas as visitas aos equipamentos e prestadores de serviços que se relacionam com a atividade turística.

Publicado em: 11 de novembro de 2015, por: 

Comentários