Clube Naval Charitas

Niterói recebe etapa do Mundial de Salto de Penhasco

Niterói recebe etapa do Mundial de Salto de Penhasco O Bull Cliff Diving, principal competição de salto ornamental de grandes alturas, acontece dia 28/09, às 10h, na praia de Icaraí, Niterói (RJ). Pela primeira vez na América do Sul, o Brasil foi escolhido para receber o evento.

O Cristo Redentor terá uma árdua tarefa. Abençoar os doze melhores saltadores de penhasco do mundo, que desembarcam pela primeira vez na América do Sul para uma etapa do Red Bull Cliff Diving. Do novo trampolim, que foi construído especificamente para a competição e terá vinte e sete metros de altura, os atletas demonstrarão não só bravura, mas também muita técnica e concentração.

O maior nome do esporte na atualidade é Orlando Duque, colombiano radicado no Havaí, de 38 anos, dono de nove títulos mundiais e o primeiro a ganhar um 10, no Mundial de 2000. Campeão na primeira edição deste novo modelo de Mundial, Duque está vendo seu reinado ser ameaçado pelo inglês Gary Hunt, de 29 anos, que tornou-se tricampeão em 2010, 2011 (ano em que o colombiano não disputou a temporada por estar lesionado) e 2012, quando Hunt levou o título por 1,85 pontos de diferença para Duque.

Confirmados apenas para disputar a etapa no Brasil, e saltar os 27 metros, o time canarinho está representado pelos paraenses Jucelino Alves, único brasileiro que já competiu em duas etapas do Mundial e foi convidado para competir em Niterói, e José Wilker do Nascimento.

“Estive em duas etapas do Cliff Diving, mas nunca cheguei tão bem preparado como agora. Quero fazer um bom resultado”, declara Jucelino.

A Praia de Icaraí já teve trampolim com 10 metros de altura

O trampolim construído em 1937 na Praia de Icaraí, em Niteroi, tinha um formato peculiar. O projeto do arquiteto Luiz Fossati imitava um pássaro de asas abertas. Anos após a inauguração, entretanto, corria o boato de que a construção seria um “v” de vitória em homenagem ao triunfo na Segunda Guerra Mundial. O fato é que o trampolim fez parte do cenário da cidade durante 26 anos até ser demolido por oferecer riscos à população por causa da má conservação. Meio século depois, no dia 28 de setembro, o trampolim será reeditado para receber, pela primeira vez na América do Sul, uma etapa do Red Bull Cliff Diving, o Circuito Mundial de Salto de Penhasco.

O evento tem o apoio da Neltur (empresa de Lazer e Turismo de Niterói).

Publicado em: 17 de setembro de 2013, por: 

Comentários