Novos modelos de produção cultural e consumoValterlei Borges de Araújo, é o autor do livro “Novos modelos de produção cultural e consumo: um estudo sobre as mudanças ocorridas com o advento das plataformas digitais”, lançado pela Editora da Universidade Federal Fluminense.

O Google entrou na Justiça para não pagar aos autores brasileiros pela exibição dos vídeos das músicas que estão no Youtube, criando mais uma polêmica no mercado musical. Frejat e Leoni reagiram, publicando artigo em O Globo, em que denunciam as gravadoras de não repassarem aos criadores (compositores e artistas), parte do dinheiro arrecadado com o “streaming” (consumo de músicas mediante o pagamento de uma pequena mensalidade, nos moldes do Netlix).

A discussão promete esquentar, por conta das incertezas de um mercado profundamente modificado com as novas tecnologias e a derrocada nas vendas de discos.

Especialista no assunto, Valterlei Borges de Araújo é o autor do livro Novos modelos de produção musical e consumo: um estudo sobre as mudanças ocorridas com o advento das plataformas digitais, recentemente lançado pela Editora da Universidade Federal Fluminense. “Ao mesmo tempo em que as novas ferramentas deixaram o cenário repleto de incertezas, também abriram uma gama de possibilidades para os músicos que estão fora do grande circuito”, afirma Araújo que entrevistou diversos profissionais, de músicos a produtores e empresários.

Estamos online!