O Baile de Etore Scolla em cartaz na Biblioteca Parque

Como parte da Programação do “Mês da Palavra”, a Biblioteca Parque de Niterói faz a exibição da clássica comédia musical “O Baile”, de Etore Scolla, nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 16h, seguida de debate. Classificação etária é livre e a entrada franca. 

Produzido por um consórcio de países, França, Argélia e Itália, “Le Bal” (O Baile, 1983) é uma adaptação do espetáculo do diretor e comediante Jean-Claude Penchenat, que o Théatre du Campagnol montou em Paris em 1981. Sem diálogos e através de recordações, músicas e dança, o filme traça um panorama da evolução da França durante a ocupação nazista e o surgimento do rock’n roll. 

Com cerca de 25 atores, interpretando 140 personagens, Scolla acrescentou referências cinéfilas, em quadros que passam pelo realismo poético francês, pelo filme musical estadunidense e pelo neorrealismo italiano.

A história é filmada em um único cenário – o salão de dança – o que poderia fazer com que se caísse na armadilha da teatralidade rebuscada. No entanto, a ausência de diálogos, os grandes planos das fisionomias e expressões dos atores, a ligação dos planos e o tratamento da banda sonora, conferem ao filme um carácter cinematográfico em que o teatro é unicamente o ponto de partida.

Serviço:

“O Baile”, de Etore Scolla, em cartaz na Biblioteca Parque

Data: 10 de novembro de 2017, sexta-feira

Horário: 16h

Classificação etária: livre

Local: Sala Audiovisual da Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/nº, ­ Centro de Niterói – RJ

Entrada franca

Publicado em: 8 de novembro de 2017, por: 

Comentários