Maoli Training

Poesias de Fernando Pessoa no Solar do Jambeiro

Na sexta-feira, 10 de novembro às 19h, o Solar do Jambeiro celebrará a poesia de Fernando Pessoa em uma cena poética apresentada pela escritora e filósofa portuguesa Dilia Gouveia. O evento, que conciliará poemas de Pessoa e seus heterônimos com textos da própria Dilia, contará com a cantora Zezé Vargas e o violonista Júlio Morgado, interpretando fados. O evento, comemorativo da Revolução Portuguesa dos Cravos, tem classificação etária livre e ingressos a R$ 40 (inteira). 

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 — Lisboa, 30 de novembro de 1935) foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta e crítico literário português. O mais universal poeta português foi educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa. Enquanto poeta, escreveu sobre diversas personalidades – heterônimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra. Robert Hass, poeta americano, diz: “outros modernistas como Yeats, Pound, Elliot inventaram máscaras pelas quais falavam ocasionalmente… Pessoa inventava poetas inteiros”. 

Dilia Gouveia – Autora, entre outros, de “Nas Malhas do Devaneio – o dia em que Fernando Pessoa nos reinventou” (2013); “Movidos pelo Desejo – Madame Bovary e Dr. Fausto: a danação da viagem” (2013); “Do Assombro e do Provável – Clarice Lispector” e “Hamlet: o labirinto da consciência” (2014); “Do Esplendoroso Caos – Dom Quixote e Nietzsche: a metamorfose do humano” (2014). Formada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Membro da Academia Niteroiense de Letras, idealizadora do Clube de Leitura da Blooks, do projeto Filocine, dos Cafés-Concertos Literários, de cursos de Filosofia e Literatura, de Jantares Literários, do Embarque na Poesia – Flip Paraty, do Trem Poético – Flipoços (em Poços de Caldas), dos Encontros Filosófico-Literários, entre outros eventos dos quais promove e participa como palestrante e mediadora. 

Serviço:

Fernando Pessoa e seus heterônimos

Data: 10 de novembro de 2017, sexta-feira

Horário: 19h

Duração: 120min

Classificação etária: Livre

Capacidade: 60 lugares

Ingresso: R$ 40 (inteira) – Compra de ingressos, no próprio dia, a partir das 18h.

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói

Telefone: (21) 2109-2222 

Publicado em: 6 de novembro de 2017, por: 

Comentários