Clube Naval Charitas

Presente para Yemanjá na Praia de Charitas

Presente para Yemanjá na Praia de CharitasNa quinta-feira, 02 de fevereiro, Niterói celebra 10 anos do Dia Municipal do Presente de Yemanjá,  que deve reunir mais de 500 religiosos a partir das 17h, na Praia de Charitas, em frente à Casa do Caranguejo. Na programação, exibição de vídeos, apresentações afro-culturais de dança, cânticos, capoeira. 

O Ilê Axé Oya Onira, situado na Rua Oscar da Fonseca, 52, Fonseca, que tem como responsável a Yalorixá Tânia de Iansã, há mais de 20 anos, realiza o Tradicional Presente de Yemanjá de Niterói, o que originou a Lei de nº 2460, de 19 de julho de 2007, sancionada pelo ex-prefeito Godofredo Pinto, de autoria do Vereador André Diniz, que passou a constar no calendário da Cidade.

A Prefeitura de Niterói vem dialogando com as religiões de matrizes africana, e tanto o Candomblé como a Umbanda já são consideradas, por lei, patrimônios culturais imateriais do município. Uma das lutas do povo de axé, pela cultura afro-brasileira e em defesa da liberdade religiosa.

A Yalorixá Tânia de Iansã convida os terreiros de candomblé e umbanda para saudar Yemanjá, a Rainha do Mar, Odoyá. Na programação têm exibição de vídeo, dança afro, feira afro Baobab e cânticos. 

O Presente de Yemanjá será realizado a partir das 17h, na Praia de Charitas, em frente à Casa do Caranguejo, em Niterói. Entrada franca.

Publicado em: 24 de janeiro de 2017, por: 

Comentários