A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inaugura no dia 06 de junho, quinta-feira, às 15h, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, o Circuito Tela Verde, com o filme “Saindo da Lixeira”. Na ocasião, será lançada, também, a proposição inter setorial do programa Arte Ação Ambiental do MAC para a cidade de Niterói, com a presença do vice-prefeito e ambientalista, Axel Grael e do Diretor-Curador do MAC, Luiz Guilherme Vergara.

O Circuito Tela Verde será inaugurado dentro da programação da Semana Nacional de Meio Ambiente de Niterói. A iniciativa, idealizada pelo Ministério do Meio Ambiente, está inserida no Projeto Cultura Sustentável de Niterói, que integra as Secretarias de Meio Ambiente e a de Cultura, promovendo a sensibilização, a reflexão e a mobilização dos públicos sobre o meio em que vivem, através de filmes sobre a temática socioambiental.

O primeiro filme a ser exibido será o documentário “Saindo da Lixeira”, que aborda o dia a dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Para a primeira exibição, o projeto contará com a participação do professor Emilio Eigenheer, um dos pioneiros em implementar um sistema de coleta seletiva no Brasil e Maria Ignês Albuquerque, responsável pela organização da I Semana Niteroiense de Redução de Resíduos.

Após a abertura do projeto, as sessões vão passar a ocorrer uma vez por mês no MAC e farão parte da programação mensal do projeto Arte Ação Ambiental, instrumento de articulação extramuros da Divisão de Arte-Educação do Museu de Arte Contemporânea, que busca atender às demandas comunitárias desde 1999.

O Projeto Arte Ação Ambiental tem por finalidade a expansão do conceito de qualidade de vida, em uma perspectiva de cidadania cultural, voltada para o desenvolvimento individual e coletivo. Foi inspirado na ousadia da arquitetura de Oscar Niemeyer, tomando o seu dialogo com a paisagem como uma perspectiva de integração entre cultura e natureza, beleza e ética, sem deixar de ter uma dimensão critica e social.

Sobre o primeiro filme a ser exibido:

“Saindo da Lixeira”, (documentário, 2009, 46 minutos – Brasil) – Direção, produção, fotografia e montagem: Filipe Freitas.
Sinopse: Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Abordando a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo ALMA Ambiental, formado por jovens do bairro que agem para sensibilizar e mobilizar a população, incentivando a autonomia a partir de uma nova consciência.

Serviço:

  • Circuito Tela Verde – exibição do documentário “Saindo da Lixeira”
  • Data: 6 de junho (quinta-feira)
  • Horário: 15h
  • Local: Salão Principal do MAC de Niterói
  • Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número – Niterói
  • Entrada gratuita
  • Classificação etária: livre
  • Informações: (21) 2620-2400/ (21) 2620-2481
Estamos online!