La Compagnie Théâtre des Hommes, com o apoio de La Société littéraire de La Poste e de France Télécom y la Aliança Francesa de Niterói apresentam “TEMOR E TREMOR”, na quinta-feira, 28 de março, às 20h, no Teatro Eduardo Kraichete.

ADAPTAÇÃO do romance de AMÉLIE NOTHOMB “Stupeur et tremblements” sob a direção e interpretação de LAYLA METSSITANE da Companhia Théâtre des Hommes.

Com expressão corporal a atriz Layla Metssitane mergulha neste universo. No inverno de 1990, Amélie Nothomb já terminou seu curso de filologia romana em Bruxelas. Volta então ao Japão, país que conhece bem por ter nascido lá, a fim de trabalhar. Consegue um contrato de um ano na empresa Yumimoto. Este emprego, inesperado para ela, reserva-lhe várias surpresas das quais tirará muitas lições… A personagem principal não podia deixar de ser Amélie Nothomb, que se expressa de forma autobiográfica.

Em as Cartas Persas, Montesquieu derrubava com humor os clichês de nossas visões “ocidentais”, pelo olhar de senhoras persas em vilegiatura entre nós. Em Medo e Submissão, Amélie Nothomb também “acerta os ponteiros” quanto aos ocidentais. Não! Não mesmo! Medo e Submissão não é um ataque, nem um julgamento de valor sobre os costumes e o estilo de vida dos japoneses. Ao contrário, é a visão humilde, divertida e inteligente de uma moça confrontada a um mundo novo.

A mensagem poderia ser: É preciso observar bastante, ouvir bastante, antes de julgar o Outro apressadamente. Foi o que tentamos fazer ao encenar as palavras de Nothomb. É ela mesma quem diz: “O instante não é nada. Sua vida não é nada. Nenhuma duração importa quando inferior a dez mil anos.”

Serviço:

  • “TEMOR E TREMOR” no Teatro Eduardo Kraichete
  • Dia: 28 de março – Quinta-feira
  • Hora: 20h
  • Ingresso: Gratuito para estudantes da Aliança Francesa de Niterói
  • R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia entrada)
  • Endereço: Av. Roberto silveira, 123 – Icaraí – Niterói – RJ
  • Tel. (21) 2710-1348 / (21) 2610-3966
Estamos online!