“O Amor Vence o Ódio: Na Luta Contra o Retrocesso!”. Este é o tema da 11ª Parada do Orgulho LGBT de Niterói, que ocorrerá no próximo dia 18 de outubro, domingo, a partir das 15h, no MAC (Museu de Arte Contemporânea). Considerada a maior manifestação pública, política e cultural da cidade, o evento conta com o apoio da CODIR (Coordenadoria de Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa, da Prefeitura de Niterói) e é organizado pelo GDN (Grupo Diversidade Niterói) – movimento social ligado à pauta, que espera reunir cerca de 100 mil pessoas na atividade.
“A militância LGBT é, sem dúvida, um dos movimentos sociais mais robustos de Niterói. Seu legado assume importância estratégica na luta por direitos individuais e coletivos, bem como na consolidação de uma cidade diversa, democrática e cidadã para todas e todos” – ressaltou Fábio Lima, subsecretário da CODIR.
“A Parada é o momento em que todo o trabalho de militância feito durante o ano é visibilizado. Faz-se necessária porque, enquanto houver preconceito, desrespeito e violência, precisamos ir para as ruas, sim, e mostrar que existimos” – destacou Felipe Carvalho, vice-presidente do GDN.
A 11ª Parada do Orgulho LGBT de Niterói contará com a participação de até cinco trios elétricos. O oficial, de abertura, que sairá do MAC, será o do GDN, que passará pela área litorânea da praia em direção à Concha Acústica, no Centro.
Mudanças
Excepcionalmente nesta edição, o trajeto da 11ª Parada do Orgulho LGBT de Niterói teve de ser trocado por conta das obras da Rua Coronel Moreira Cesar. Caso contrário, as rotas de fuga de ambulâncias e bombeiros ficariam inviabilizadas. Segundo os organizadores, a decisão preserva o bem-estar dos participantes da atividade e dos moradores de Icaraí; mantendo, também, a visibilidade do ato, levando-o a um dos principais cartões postais da cidade: o MAC.
“Estamos garantindo que o formato e as características políticas e culturais da Parada estão preservados em toda sua estrutura, permanecendo como a maior manifestação pública de direitos da nossa cidade” – enfatizou Felipe Carvalho.
O ato contará ainda com uma infraestrutura de cerca de 200 banheiros químicos, suporte da Guarda Municipal, Polícia Militar, posto de atendimento médico e agentes da Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop), em toda a praia.
SERVIÇO:
11ª Parada do Orgulho LGBT de Niterói
Dia: 18 de outubro, domingo
Hora: 15h
Local: A concentração será no Museu de Arte Contemporânea (MAC) – Mirante da Boa Viagem, sem número, Boa Viagem, Niterói (RJ).




