A Associação de Clubes de Niterói (ACN) comemorou seus 29 anos de fundação com uma importante reunião solene realizada no último dia 31 de agosto no Salão Nobre do Clube Central.
A reunião contou com a presença de representantes das principais agremiações da cidade, como Clube Central, Grupo de Regatas Gragoatá, Canto do Rio, Clube Português, Iate Clube Icaraí, Praia Clube São Francisco, Jurujuba Iate Clube, Iate Clube Brasileiro e Fluminense Atlético Clube. Marcaram presença também o Vice-Prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, e os vereadores, representantes da Frente Parlamentar de Defesa dos Clubes Sociais e Esportivos, da Câmara Municipal de Niterói, Paulo Eduardo Gomes e Fabiano Gonçalves. O ex-Presidente da ACN, Cesar Santos, que hoje se encontra na diretoria do Clube Naval – Piraquê, também prestigiou o evento. O Country Clube de Niterói e a Associação Atlética Banco do Brasil e o Fluminense Atlético Clube também marcaram presença e anunciaram oficialmente sua filiação à entidade.
O advogado Fernando Tinoco, atual Presidente da Associação de Clubes de Niterói, prestou homenagem aos ex-presidentes da entidade, Marcos Nelson (Clube Central) e Fernando Guedes (Clube Português), entregando também uma Moção de Aplausos a todos os clubes membros. A Associação de Clubes foi homenageada pela Frente Parlamentar de Defesa dos Clubes, recém criada em função da união dos clubes da cidade, e que entregou uma Moção de Aplausos assinada por 17 vereadores e uma Medalha Legislativa Municipal do Mérito Zilda Arns, concedida pela Câmara Municipal àqueles que se destacaram na defesa das causas humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos da criança. A Frente Parlamentar foi representada na reunião pelos vereadores Paulo Eduardo Gomes e Fabiano Gonçalves. O Vice-Prefeito Paulo Bagueira também marcou presença.
“Receber a Medalha Zilda Arns é uma honra muito grande já que ela é destinada aos que atuam em causas humanitárias e este reconhecimento se justifica sobretudo porque durante a pandemia de COVID-19 foi da Associação de Clubes de Niterói a iniciativa de levar para a Câmara Municipal a proposta de incluir os clubes no Programa Empresa Cidadã, criado para assegurar a manutenção de empregos durante a pandemia. Naquela ocasião, a inclusão dos clubes foi aprovada e possibilitou a manutenção das centenas de empregos dos funcionários dos clubes da cidade, além de ter sido fundamental para a sobrevivência destas instituições. A união dos clubes tem se reforçado cada vez mais e se mostrando fundamental para a proteção desta parte tão importante da cultura e da memória da cidade.”, disse o advogado Fernando Tinoco.
A solenidade celebrou, além dos 29 anos da ACN, as conquistas da instituição no último período com reconhecimento de utilidade pública para clubes que não possuíam, como o Grupo de Regatas Gragoatá, o tombamento cultural imaterial de outros, como do Combinado 5 de Julho, a inclusão de eventos no calendário oficial da cidade, como o Baile de Gala do Clube Central e o Carnamar, além da luta pela regulamentação da isenção de IPTU e a inclusão dos clubes na lei de liberdade econômica municipal, com liberação de alvará provisório e ISS de eventos próprios, dentre outras importantes medidas.