Na manhã de sábado, dia 18, foi aberto oficialmente o Carnaval de Niterói, antes do início do desfile do tradicional Bloco do Gugu, escolhido especialmente para o evento. O Rei Momo, Kriollo, recebeu das mãos de José Haddad, Presidente da Neltur – representando o prefeito Rodrigo Neves – a chave da cidade. A Corte Momesca, formada por Kriollo, a Rainha, Andressa Ruiva, a 1ª Princesa, Danny Nascimento e a 2ª Princesa, Rafaella Mell, liderou a animação dos foliões que lotaram a Pça Getúlio Vargas, em Icaraí, mostrando o quanto essa festa popular é amada pelos foliões da melhor idade.
José Haddad, ao passar a chave da cidade para o Rei Momo, Kriollo, destacou a importância do Bloco do Gugu para Niterói: “Escolhemos abrir oficialmente o Carnaval da cidade junto com este bloco que é um dos mais tradicionais e queridos em Niterói. Vejo neste ambiente muita luz, todos aqui estão mostrando que a melhor idade pode ser vivida com toda alegria. O Carnaval é pra se brincar assim, em clima de muita felicidade e confraternização, são dias para deixarmos os problemas do cotidiano de lado, entregando-se totalmente a animação em clima alegre e festivo, fazendo amigos o tempo todo!”, exclamou.
A Diretora do Bloco do Gugu, Regina Bittencourt, sentiu-se honrada e feliz pela abertura do Carnaval da cidade ter acontecido em meio aos foliões de seu bloco, formado pelos alunos do Projeto Gugu: “Nós do projeto queremos proporcionar a estas senhoras uma melhor qualidade de vida. Todas as nossas ações são pela mudança da perspectiva de vida destas pessoas da terceira idade que frequentam nossas aulas. Agradeço ao Haddad por ter nos prestigiado com um evento tão importante durante nosso desfile”, afirmou.
Na ocasião Alda Sobral, 72 anos, aluna do Projeto Gugu, ganhou um troféu por ter sido a foliã com a fantasia mais colorida e alegre. Ela que é frequentadora do projeto há 16 anos, em Icaraí, ficou muito feliz e pousou para fotos ao lado da Corte Momesca.
Entre os que prestigiaram a abertura do Carnaval de Niterói, muitas crianças, pois o Bloco infantil Querubim marcou presença, com seus foliões mirins, acompanhados de suas famílias, mostrando que é de pequeno que se começa a amar, essa que é uma das festas mais populares do Brasil.
Várias personalidades do mundo do samba estiveram presentes, entre eles, André Nogueira – Presidente da UESBCN (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói), Paulo Bagueira – Presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, além dos grupos da Coordenadoria de Politicas Públicas sobre Drogas, fazendo a campanha “Folião Sangue Bom”, e a equipe de Educação e Conscientização da Operação Lei Seca do Estado do Rio de Janeiro.
A Corte Momesca foi a grande atração dos foliões que em meio a selfies, brincaram e pularam ao som da banda El Caribe, do cantor Edinho “Gogó de Ouro”, revivendo os antigos carnavais entoando marchinhas como “Cabeleira do Zezé”, “Se a Canoa não Virar”, “Maria Sapatão” e “Me dá um dinheiro aí”.