Há 50 anos com muita tradição e ‘arrastando’ foliões da região pelas ruas da cidade, o bloco Banda do Ingá irá marcar a abertura do carnaval de Niterói no próximo dia (12), no Caminho Oscar Niemeyer, nova área de desfiles oficiais da folia no Centro da cidade desde 2022. Com previsão de início às 11h e duração até às 19h, a estimativa é que o público chegue a 10 mil pessoas. As atrações que irão agitar o público e que antecedem o Carnaval 2023, são: Grupo Intimistas, banda Bicho Solto e banda Axerê. Ainda terá um DJ se apresentando nos intervalos colocando todo mundo para dançar.
“Quando se fala no carnaval de Niterói, se fala na tradicional banda do Ingá, que é considerada a abertura oficial do Carnaval, aqui na cidade. Por toda a história do bloco, nós saíamos da Praia das Flechas, no Ingá até a Praia de Icaraí. No último ano, em 2020, resolvemos fazer no Caminho Niemeyer. E foi um grande sucesso! Como esse ano não teve como fazer na Praia de Icaraí, vimos o Caminho Niemeyer como mais viável nesse momento.” afirma Luiz Carlos Gallo, filho de um dos fundadores e um dos organizadores da Banda do Ingá.
Completando 50 anos neste ano de 2023, a tradicional Banda do Ingá, foi fundada pela família Gallo, amigos e vizinhos do bairro em 1973.
Gallo é filho de um dos fundadores da Banda do Ingá e mantém a tradição viva ao longo dos anos. Ao contrário de 2020, quando a banda saía do Ingá para ir ao Caminho, esse ano estará concentrada totalmente no local. Mas para o futuro a ideia é a volta para a Praia de Icaraí, saindo do Ingá, como sempre foi. Além das atrações, uma outra novidade na Banda do Ingá, é a vinda de um trio elétrico, diretamente da Bahia, que tem 24 metros de largura e é o maior do Brasil.
O evento terá toda segurança necessária para quem for ao local, haverá posto médico, serviços de atendimento de bombeiros, três ambulâncias, policiamento, e detectores de metais na entrada.
A solidariedade também estará presente com a arrecadação de donativos para entidades assistenciais. Haverá a troca de cada abadá por dois quilos de alimentos não perecíveis, preferencialmente feijão e arroz. A troca poderá ser realizada do dia 8 ao dia 11 de fevereiro, das 10h às 22h, entre a Rua Pereira Nunes e Presidente Pedreira, no bairro do Ingá, tradicional área de atividades do bloco.
Caso sobre algum dos 8 mil abadás disponíveis para troca durante a semana, os organizadores disponibilizarão, no dia do evento, a partir das 8h, uma última chance para obtê-lo, em frente ao Caminho Niemeyer. Quem estiver com o abadá, poderá entrar direto. Já para aqueles que não tenham adquirido, o acesso estará disponível com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.