Chico Buarque será homenageado com exposição na Sala Carlos Couto, e show Moyseis Marques canta Chico no Teatro Municipal de Niterói, dia 4 de junho.

Cantor Moyseis Marques exibe show em homenagem ao artista, que completa 75 anos e ganha exposição inédita de caricaturas

Chico para prefeito

Chico Buarque de Hollanda é quem manda,
no samba e na canção
Por isso lhe fiz esse samba de fácil assimilação
Swingando as palavras que me cabem nessa lavra,
nessas notas, nessa cota de emoção

Chico Buarque de Hollanda é quem sabe,
não cabe nem contestação
Por isso dedico-lhe um samba de fácil assimilação
Pelo nobre compromisso, pelo tempo de serviço,
pelo viço que conserva na canção

Os versos de ‘Chico para Prefeito’ revelam a deferência que Moyseis Marques demonstra com Chico Buarque, que completa 75 anos no próximo dia 19 de junho. Por isso, nada mais oportuno que, para celebrar a data, o palco do Teatro Municipal de Niterói exiba no dia 4 de junho, às 19h, pela primeira vez na cidade, Moyseis Marques canta Chico Buarque de Hollanda, espetáculo no qual o cantor e compositor apresenta a influência do homenageado em sua obra.

O show integra a programação da mostra “Quem te viu, quem te vê”, projeto idealizado pelo IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira) que inclui ainda um concurso nacional de caricaturas, uma exposição e um catálogo, com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Na noite do espetáculo, às 18h, acontece a abertura da exposição, na Sala Carlos Couto (anexa ao Teatro Municipal), com 54 caricaturas inéditas feitas em homenagem ao artista já glorificado por sua incontestável contribuição à Música Popular Brasileira.

 As caricaturas foram premiadas no concurso ‘Quem te viu, quem te vê’, realizado no final de 2016 com artistas de todas as regiões do país. Com curadoria do cartunista Zé Roberto Graúna, a seleção foi feita por um júri especializado formado por Cássio Loredano, Eduardo Baptistão e Bruno Liberati, que estão entre os principais desenhistas do país. A convite do IMMuB, os jurados e o curador também produziram caricaturas em homenagem ao músico, compositor, escritor e dramaturgo, que recebeu no último dia 21 de maio o “Prêmio Camões 2019” pelo conjunto de sua obra.

Um olhar feminino sobre Chico Buarque

A grande inovação do concurso foi incluir a produção feminina como um dos três critérios para a escolha dos finalistas. Como Chico é um dos que mais exalta o universo feminino em sua obra, era imprescindível a participação delas no projeto. A preocupação em valorizar o olhar das cartunistas é um avanço e uma revolução.

 “A maioria dos salões de humor no nosso país descarta produções executadas por mulheres. Por isso buscamos dar atenção especial a isso. Entre os 50 trabalhos classificados, 12 foram elaborados por mulheres”, explica o curador.

Como o desenho de humor brasileiro reúne características de inúmeras vertentes, a seleção também respeitou a representatividade dessa diversidade artística, elegendo trabalhos dos mais variados estilos, passando pelo realismo, o expressionismo, a escola francesa, entre outros. Por fim, o último critério adotado foi buscar retratações além dos traços fisionômicos. O conhecimento sobre o artista em voga foi determinante na escolha dos desenhos, assim como os temas que orbitam sua história, como a preocupação com as minorias, a luta pela liberdade de expressão e pela democracia. Não apenas as íris ‘camaleônicas’ verdes azuladas ou azuis esverdeadas, o ‘nariz de batata’, ou as rugas esculpidas durante essas sete décadas foram levadas em consideração.

 Homenagem a grandes nomes da MPB

 Esta é a segunda vez que o IMMuB elabora e executa um Concurso Nacional de Caricaturas. O primeiro foi a mostra ‘Noel é 100’, em homenagem ao compositor Noel Rosa, que aconteceu em 2010, por ocasião do centenário do ‘Poeta da Vila’‘Quem te viu, quem te vê’ dá sequência ao projeto do Instituto que tem por objetivo homenagear grandes nomes da MPB, utilizando uma linguagem plural, diferente e inovadora que é a caricatura. E vem ao encontro da missão da entidade que é resgatar memórias e propagar a cultura musical brasileira, complementando o trabalho de pesquisa, preservação digital e divulgação das produções musicais nacionais disponível no site www.immub.org.

“A ideia é sempre homenagearmos um artista do passado e um contemporâneo. Começamos com o Noel, no ano do centenário. Já o Chico, além de estar completando 75 anos, é um artista vivo em plena produção, possui uma imensa discografia e é um dos maiores gênios da MPB”, explica João Carino, diretor-presidente do IMMuB.

O projeto tem o aval de Chico Buarque. O “show Moyseis canta Chico” terá única apresentação no dia 4 de junho, às 19 horas. A exposição “Quem te viu, quem te vê”ficará aberta para visitação do dia 5 de junho a 27 de julho.

Serviço:

Show: Moyseis canta Chico Buarque de Hollanda

Data: 04 de junho, terça-feira

Horário: 19h

Duração: 90 min

Classificação etária: Livre

Ingresso: R$ 20,00


Local:
 Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 2620-1624

Exposição: Quem te viu, quem te vê

Abertura: 04 de junho às 18h

Visitação: 05 de junho a 27 de julho

Horário: terça, das 10h às 16h; quarta a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 15h às 18h

Entrada gratuita

Local: Sala Carlos Couto – Anexa ao Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 2620-1624