Na efervescência dos anos 50 e 60, o fotógrafo e jornalista Carlos Ruas, circulou no jet set de Niterói, naquela época capital fluminense, e registrou os melhores e mais importantes acontecimentos da cidade, especialmente os protagonizados pelo high society, no Clube Central. A exposição CARLOS RUAS, o fotógrafo, Memórias do Clube Central, com curadoria de Renato Moreth, pode ser visitada a partir do dia 12/11, de terça a sábado, no hall do Clube Central, das 9h às 18h.
Passaram-se décadas e é hora de fazermos uma viagem ao passado e revivermos os áureos tempos em que a sofisticação dos automóveis, a exuberância das joias, a elegância masculina, o glamour e o charme feminino eram marcas registradas nos Bailes de Gala, com traje a rigor como dresscode, nos Bailes de Carnaval, nos Desfiles de Miss ou em tantos outros eventos promovidos pelo nosso Clube, que se tornavam destaque nas colunas sociais mais disputadas do eixo Rio-Niterói.
A exposição ‘CARLOS RUAS, o fotógrafo’ é uma homenagem a esse profissional e sócio que manteve viva a memória deste Clube. Nas mais de 40 imagens selecionadas e identificadas pelo próprio Ruas, vemos registros não apenas de rostos ou marcas que facilmente tipificavam as famílias mais tradicionais que passavam pelo Central. Ao observar a coleção, quase como numa experiência antropológica, cada visitante poderá identificar, espera-se, as grandes transformações tecnológicas, culturais e comportamentais por que passou a sociedade. Deliciem-se com os registros únicos desses anos dourados, marcados para sempre na história deste Clube, orgulho dos niteroienses.
Renato Moreth – curador