Nesta terça-feira, dia 16 de abril, se comemorou os 288 anos do Forte Barão do Rio Branco e do 21° Grupo de Artilharia de Campanha (Niterói), também denominado Grupo Monte Bastione (21 GAC), que é a unidade de artilharia mais antiga do Brasil. A ACN participou desta importante solenidade a convite do Presidente do Clube Português de Niterói, Comendador Orlando Cerveira, do Vice-Presidente Fernando Guedes e de um dos homenageados no evento solene, o Coronel Antônio Ferreira Sobrinho, que pertence ao Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx).
Em 1999 foi inaugurada a Praça Portugal, junto com o busto do poeta Fernando Pessoa e o painel decorativo alusivo aos descobrimentos, no Forte do Pico São Luís, com acesso pelo Forte Rio Branco. Esta foi uma iniciativa do Clube Português de Niterói, que na época também era presidido pelo Comendador Orlando Cerveira. O painel de azulejos portugueses foi encomendado pelo Presidente Orlando Cerveira, em Lamego, Portugal. O autor da obra foi o artesão português Manuel Miranda, o mesmo do painel alusivo a Fernando pessoa e a epopeia dos descobrimentos.
A unidade de artilharia mais antiga do Brasil que completou 288 anos neste dia 16 de abril participou de momentos históricos muito importantes do país e do mundo, como da luta contra o Nazifascismo na Segunda Guerra Mundial.
Como membro titular do Conselho de Turismo de Niterói, a ACN, representada pelo seu Presidente Fernando Tinoco – do Clube Central – destacou que o Monte Bastione, faz parte do Complexo de Fortes de Niterói – que representa um histórico patrimônio, inclusive de relevância ambiental e beleza cênica, sendo um dos mais importantes atrativos turísticos da nossa cidade, e precisa ser cada vez mais conhecido e visitado pela população em geral.
Parabéns, Comendador Orlando Cerveira
ACN – No último dia 13 de abril celebramos o aniversário do querido Comendador Orlando Cerveira, Presidente do Clube Português de Niterói.
O Comendador português Orlando Cerveira é um importante personagem da cidade de Niterói e possui relevantes serviços prestados também à Associação de Clubes. Ele que já foi por mais de um mandato Presidente do tradicional Clube Português, vem, ao lado do atual Vice-Presidente Fernando Guedes, exercendo mais um mandato histórico, com importantes conquistas, como a entrega do novo Parque Aquático da agremiação e o reconhecimento do Rancho Folclórico Luiz de Camões como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Niterói.
O comendador Orlando Cerveira chegou em Niterói em 1957, aos 16 anos. Ele veio sozinho de Portugal e conquistou seu espaço na sociedade com muita luta e seriedade, tornando-se um empresário de sucesso.
A ACN celebra com muito orgulho este aniversário, desejando cada vez mais saúde e sucesso ao grande Comendador Orlando Cerveira, que é parte da história da nossa cidade, da comunidade luso-brasileira e da defesa dos clubes sociais e esportivos.
Vídeo: @arthdun