Concurso escolherá o "Melhor Bolo-Rei" do Rio de JaneiroA Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro irá promover no próximo dia 16 de Janeiro de 2014, quinta-feira, às 18h, no Palácio de São Clemente – Botafogo, a 3ª edição do “O Melhor Bolo-Rei do Rio de Janeiro”.

Para avaliar os “Bolos-Rei” o evento contará com a ilustre presença dos seguintes jurados:

  • Alexandre Henriques – Gruta de Santo Antônio
  • Antônio Perico – Antiquarius
  • Clécia Casagrande – Escola do Pão
  • Deise Novakoski – Sommelier e Colunista Jornal O Globo
  • João Luís Garcia de Souza – Lorenzo Bistrô & Casa Candaraí
  • José Hugo Celidônio – Chef e Colunista Jornal O Globo
  • Pedro de Artagão – Irajá Gastrô

Sobre o Concurso

Chefs Gourmet, personalidades da comunidade luso-brasileira e críticos da culinária portuguesa são convidados a participar do evento. O júri avaliará quatro itens de cada Bolo-Rei participante: Apresentação, Textura, Sabor e Aroma. As notas serão distribuídas de 0 à 10.
O que se pretende com o Concurso é resgatar a tradição e prestigiar aqueles que ainda a mantêm.

Participantes:

Arte Conventual
A Arte Conventual é uma empresa luso brasileira, que valoriza a tradição e resgata o melhor da Padaria e Confeitaria, tendo como principal especialidade, a Doçaria Conventual Portuguesa e uma seleção de produtos exclusiva ao atendimento a grandes empresas, Hotéis e Eventos no mercado carioca.
www.arteconventual.com

Confeitaria Beira-Mar
Com 70 anos de história, a Beira-Mar é hoje uma confeitaria com padrões internacionais, um delicioso restaurante e o Empório, uma charmosa loja de decoração, utensílios e presentes.
www.bmar.com.br

Confeitaria Colombo
Por mais de um século a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas comerciais do país. Hoje somos patrimônio cultural e artístico da cidade. Não se pode contar a história da Confeitaria Colombo sem associá-la a história urbana do Rio de Janeiro.
www.confeitariacolombo.com.br

Casa Cavé
A também centenária Casa Cavé é parada obrigatória no centro da cidade, foi fundada pelo francês Charles Auguste Cavé em 1860, tem em seu diferencial a produção de doces, salgados e bolos.
www.casacave.com.br

Confeitaria Colonial
Campeã da segunda edição do concurso, tem sua sede em Niterói, região Metropolitana, e trabalha com a culinária portuguesa há décadas na cidade “sorriso”. A produção de Bolo-Rei na confeitaria é feita durante todo ano devida à grande procura pela a iguaria.
www.padariacolonial.com.br

Doces do Eurico
Especializadas em doces portugueses a Doces do Eurico, confecciona na cidade o doce português mais consumido no mundo, o pastel de Belém/Nata.
www.docesdoeurico.com.br

A tradição do Bolo Rei

Trazido no período colonial pelos imigrantes portugueses, o Bolo-Rei simboliza os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus, na época de seu nascimento. A forma de coroa e a casca dourada representam o ouro; o miolo e o recheio representam a mirra e o aroma está associado ao incenso. Ainda segundo a tradição, quem receber um pedaço com uma fava terá sorte e pagará o Bolo-Rei no ano seguinte.

O Bolo-Rei é dos principais símbolos das festas de fim de ano e do Dia de Reis, em 6 de janeiro. Segundo registros históricos, a receita tem dois mil anos de tradição e chegou a Portugal em 1870, logo sendo popularizada pelas doceiras de Lisboa e Porto. No Brasil, o Bolo-Rei chegou com a imigração portuguesa. Nesta época de festas natalinas, até o dia 6 de Janeiro, padarias e confeitarias do Rio de Janeiro confeccionam o doce, mantendo a tradição.

Contamos com a sua presença!

Serviço:

Os interessados em participar devem ligar para a secretaria da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro pelos número 2533-4189 e 2533-4178 ou passar um e-mail para  atendimento@camaraportuguesa-rj.com.br. A adesão é gratuita e as vagas são limitadas.