Nos dias 29 e 30 de junho, a partir das 9h, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói vai virar uma obra de arte.
Isso mesmo! Nestes dois dias, todos os espaços (dentro e fora) do MAC serão explorados, formando uma grande escultura social ocupada por performances, dança, música e poesia, ativando seus caminhos circulares como uma estrutura viva. O programa “MAC como Obra de Arte”, ao mesmo tempo em que ocupa o intervalo entre exposições temporárias de pinturas ou esculturas, propõe abrir seus espaços para se tornar um campo de vivências compartilhadas de diferentes linguagens artísticas. Uma realização da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação de Arte de Niterói, do MAC e da Associação de Amigos do museu.
Em sua 3ª edição, o “MAC como obra de arte” é também uma homenagem às Coleções João Sattami e MAC de Niterói. O objetivo é ocupar os espaços do local, que passa a funcionar como laboratório de práticas artísticas, pedagógicas e sociais. As experiências coletivas – formuladas a partir da confluência entre a beleza da paisagem e as formas espirais do museu – envolvem corpo, poesias, vídeo, projeções e criações. A programação proposta ativa a vida pública do local, a partir das premissas éticas de interações, sob uma perspectiva radical de educação social – campo de união entre formação de professores e alunos da rede municipal, pesquisas de poéticas e história da arte, além da ação ambiental na cidade, nas escolas e nas comunidades.
Neste fim de semana especial de celebrações e performances do “MAC como obra de arte”, duas atividades simbólicas e poéticas vão ser também oferecidas ao público – ‘Cada Olhar uma História’ e ‘Onde as Obras Dormem’.
O MAC de Niterói fica no Mirante da Boa Viagem, s/n?. Informações: (21) 2620-2400/ (21) 2620-2481. www.macniteroi.com.br




