A pizza é famosa e conhecida pelo mundo inteiro – difícil é encontrar alguém que não se renda a seus variados sabores. Tamanha a sua importância e tradição que foi criado um dia exclusivo para celebrar a receita: 10 de julho. Contudo, muitos evitam a refeição, devido ao alto valor calórico.
Para a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN), professora Mônica Dalmacio, há alternativas para consumir o alimento de uma forma mais saudável. “Hoje nós temos várias possibilidades de pizzas lights, desde o uso de menos ingredientes com elevada caloria, como as opções de massa integral e queijos lights, que não perdem em nada o sabor”, explica.
A massa integral é uma excelente e rápida opção para as pessoas que não querem passar o dia em branco. A professora Mônica Dalmacio sugere uma receita rápida e barata, que todos podem fazer em casa:
Ingredientes:
– 1 e 1/2 xícara de farinha integral;
– 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
– 10g de fermento biológico seco;
– 6 colheres de sopa de azeite ou óleo;
– 1 colher de café de sal;
– 1 xícara de leite morno (se a massa ficar muito seca pode adicionar um pouco mais).
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e sove a massa até que ela fique lisa. Deixe crescer por mais ou menos 1 hora, ou até que dobre de volume, em local seco e sem corrente de ar. Passado o tempo de crescimento, vá modelando a massa com as mãos, já sobre a forma de pizza untada com óleo, até cobrir toda a forma.
Coloque a cobertura a gosto, dando preferência aos queijos lights, e asse em forno pré-aquecido a 220 graus por aproximadamente 15 minutos.




