Neste mês de abril de 2015, Niterói apresenta ótimas opções em mostra e exposições para você e seus amigos curtirem. Vale a pena conferir:
01 a 10 – segunda a sexta
Corpos erráticos, de Thaieny Dias
A artista mostra maturidade, ao eleger para representar o corpo físico, considerando as possíveis traduções realizadas pela mente daquele que observa a obra de arte. O valor tempo é um dado de avaliação. Ele transmuta, modifica e envelhece o corpo, a cada segundo. E nós podemos avaliar, pausadamente, elegendo apenas o que agrada mais, ou enaltecendo os valores simbólicos das transformações.
09h às17h | Gratuito
Sala José Cândido de Carvalho
01 a 30 – terça a domingo
Ademilde Fonseca, a Rainha do Chorinho
No mês da mulher, a Sala Carlos Couto homenageia a Rainha do Chorinho, Ademilde Fonseca. A sua primeira gravação foi “Tico-tico no fubá”, realizada em 1942. A exposição traz para o público a talentosa carreira da artista, através de fotografias.
terça a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 15h às 18h | Gratuito
Sala Carlos Couto – Teatro Municipal de Niterói
01 a 30 – terça a domingo
“A praia” (The beach)
Série de trabalhos cuja temática é o cotidiano das praias do Rio de Janeiro, interior e exterior, pelo olhar pictórico de John Nicholson, artista americano radicado no Brasil.
O artista receberá o público no dia 25, às 16h, para falar de seu trabalho.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
01 a 30 – terça a domingo
Projeto Sala da Diversidade
Eula – Um tributo à diversidade
O artista transformista José Manoel Antiqueira, mais conhecido como Eula Rochard, um niteroiense com seus mais de 30 anos de carreira, “faz” a arte e cultura LGBT acontecer.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
01 a 30 – terça a domingo
Projeto Sala da Resistência Ditadura em Niterói
A Comissão da Verdade em Niterói apresenta documentos e depoimentos da Ditadura, período negligenciado da história da cidade, focalizando os espaços de prisão e de tortura.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
01/04 a 31/05 – terça a domingo
Caminhos da lã – Valéria Cavalcanti
Valéria Cavalcanti resgata, na tecelagem, uma dimensão essencial das chamadas “artes populares”: o “domínio da técnica”. Buscando enriquecer sua obra, a artista decidiu produzir sua matéria-prima, ao criar seu próprio fio e extrair das plantas as tinturas que dão cor a tudo que cria. Sua intenção final é revelar a beleza de um processo que é mistura de um conjunto de técnicas e sutilezas com um repertório de signos poéticos e multicoloridos.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa
de Arte Popular
01/04 a 31/05 – terça a domingo
O Brasil de Jorge Amado
A mostra percorre alguns dos temas mais marcantes da obra do célebre escritor baiano (a Bahia, a comida, as mulheres, os amigos, o mar…) que apresentou o Brasil, sua gente, sua cultura e suas expressões artísticas para todo o mundo. A exposição conta com dois quadros Di Cavalcanti (do acervo do Museu do Ingá), esculturas, grafite, instalações, vídeos e peças da coleção de objetos de arte popular da coleção pessoal de Jorge Amado vindos da Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, fruto de uma parceria inédita com o MJCAP.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de
Arte Popular
01/04 a 31/05 – terça a domingo
Folia de Imagens
Em 2013, durante os dias de carnaval, um grupo de 22 fotógrafos registrou a maior festa popular do mundo em quatro cidades brasileiras. Fazem parte dos registros os tradicionais Cacique de Ramos, Rio Maracatu e Céu na Terra. Assim como, o Embaixadores da Alegria, o bloco Boca da Ilha, formado por moradores do Parque União (Maré) e as turmas de bate bolas, na favela do Muquiço, em Guadalupe. O Folia de Imagens é um coletivo de fotógrafos do Rio de Janeiro, formados pela Escola de Fotógrafos Populares e integrantes do Programa Imagens do Povo, ambos criados no Complexo da Maré, pelo Observatório de Favelas.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de
Arte Popular
01/04 a 31/11 – terça a domingo
Arte Popular Brasileira: o acervo do Museu do Ingá
Apresenta parte da coleção de arte popular do Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, conhecido como Museu do Ingá, servindo como representativo do patrimônio artístico e cultural do povo brasileiro, receptivo ao amante das artes populares, e aos frequentadores do MJCAP.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
08 a 28 – segunda a segunda
Trabalhos recentes de Fernando Borges
As obras resultam de uma radical mudança de nota na linguagem artística, que, por muitos anos, trabalhou exclusivamente com pintura. Buscava a emoção da arte através das cores dispostas numa rigorosa geometria. Hoje, o artista se volta para o mundo exterior, retratando em grandes formatos, pequenos fragmentos de vegetação que encontra pelos caminhos habituais, como uma representação da pujança da vida querendo se manifestar. Por outro lado, pela primeira vez, Borges trabalha também com volumes e com eles retorna à geometria, de forma ao mesmo tempo rigorosa e lúdica.”
Encontro com o artista: 16, quinta, às 19h
segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h | Gratuito
Galeria Quirino Campofiorito – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
09 a 29 – segunda a segunda
Exposição AP de Andréa Paula Stelling
Há alguns anos que AP não possui uma produção constante de telas, se dedicando a outros suportes e produtos. A mostra, no entanto, trará algumas produzidas de 2012 a 2015 entre um muro e outro, pontuando a mudança de técnica, onde deixa para trás o pincel e a tinta acrílica e começa explorar o spray e canetões, em suas telas. São retratos e cenas, onde quase sempre, há a referência do mar, fonte de inspiração maior da artista.
Encontro com a artista: 08, quarta, às 19h.
segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 15h | Gratuito
Sala Hilda Campofiorito – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
12 a 26 – terça a domingo
Projeto Nossas Orquídeas
“Um dia na vida de Elaisa”, de Elisa Kayat
Fotografias que narram, de maneira lúdica, um dia na vida da boneca de pano Elaisa, criada pela fotógrafa Elisa Kayat. Com uma percepção delicada da vida, as obras invocam a infância.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
15/04 a 09/05 – segunda a sexta
Paralelos, de Cíntia Braga e Marcio Valva
Expondo na sala José Candido de Carvalho, no Museu do Ingá, Niterói, está a BRAVA Simbiose, que surgiu da união de um casal de artistas plásticos, Cíntia Braga e Marcio Valva, produzindo obras em diversas mídias como pintura, fotografia e escultura e buscando, na madeira reciclada e em outros materiais, a representação simultânea e a mistura harmoniosa do bruto e delicado, do óbvio e do sutil.
Marcio Valva apresenta seus totens entalhados e produzidos a partir de troncos secos cuja força de formas e cores e espontaneidade óbvia impacta o espectador. Cíntia Braga busca na arte das pátinas espontâneas de pinturas degradadas de barcos e canoas da Região dos Lagos inspiração para suas telas em acrílico e produz esculturas com restos de embarcações preenchidos com delicados detalhes. O todo se mistura como um conjunto inusitado, revelando a BRAVA como forte parceria na arte contemporânea fluminense.
Abertura: 14, terça, às 19h
09h às 17h | Gratuito
Sala José Cândido de Carvalho
18 – sábado
Carros antigos
Exposição de carros antigos do Clube de Autorelíquias de São Gonçalo, no jardim do Museu do Ingá.
13h às 17h | Gratuito
Museu do Ingá




