Neste mês de maio de 2015, Niterói apresenta ótimas opções em mostra e exposições para você e seus amigos curtirem. Vale a pena conferir:
01 a 09 – segunda a sexta
Paralelos, de Cíntia Braga e Marcio Valva
A dupla BRAVA Simbiose, que surgiu da união de um casal de artistas plásticos, Cíntia Braga e Marcio Valva, traz para a Sala José Cândido de Carvalho obras em diversas mídias como pintura, fotografia e esculturas, buscando, na madeira reciclada e em outros materiais, a representação simultânea e a mistura harmoniosa do bruto e do delicado, do óbvio e do sutil. Enquanto Marcio Valva apresenta seus totens entalhados e produzidos a partir de troncos secos, Cíntia Braga busca na arte das pátinas espontâneas de pinturas degradadas de barcos e canoas da Região dos Lagos a inspiração para suas telas em acrílico e produz esculturas com restos de embarcações preenchidos com delicados detalhes.
09h às 17h | Gratuito
Sala José Cândido de Carvalho
01 a 30 – terça a domingo
Projeto Sala da Resistência
Ditadura em Niterói
A Comissão da Verdade em Niterói apresenta documentos e depoimentos da Ditadura, período negligenciado da história da cidade, focalizando os espaços de prisão e de tortura.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
01 a 30 – terça a domingo
Projeto Sala da Diversidade
Eula-Um tributo à diversidade
O artista transformista José Manoel Antiqueira, mais conhecido como Eula Rochard, um niteroiense com seus mais de 30 anos de carreira, “faz” a arte e cultura LGBT acontecer.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
01 a 31
“As Estrelas são Feitas de Nuvens”
A exposição mostra o processo em andamento do projeto feito com a Creche Professora Lenilda Soares, localizada no Morro do Palácio.
Macquinho
01 a 31 – terça a domingo
Caminhos da lã
Valéria Cavalcanti resgata, na tecelagem, uma dimensão essencial das chamadas artes populares: o “domínio da técnica”. Buscando enriquecer sua obra, a artista decidiu produzir sua matéria-prima, ao criar seu próprio fio e extrair das plantas as tinturas que dão cor a tudo que cria. Sua intenção final é revelar a beleza de um processo que é mistura de um conjunto de técnicas e sutilezas com um repertório de signos poéticos e multicoloridos.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
01 a 31 – terça a domingo
O Brasil de Jorge Amado
A mostra percorre alguns dos temas mais marcantes da obra do célebre escritor baiano (a Bahia, a comida, as mulheres, os amigos, o mar…) que apresentou o Brasil, sua gente, sua cultura e suas expressões artísticas para todo o mundo. A exposição conta com dois quadros Di Cavalcanti (do acervo do Museu do Ingá), esculturas, grafite, instalações, vídeos e peças da coleção de objetos de arte popular da coleção pessoal de Jorge Amado, vindos da Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, fruto de uma parceria inédita com o MJCAP.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
01 a 31 – terça a domingo
Folia de Imagens
Em 2013, durante os dias de carnaval, um grupo de 22 fotógrafos registrou a maior festa popular do mundo em quatro cidades brasileiras. Fazem parte dos registros os tradicionais Cacique de Ramos, Rio Maracatu e Céu na Terra. Assim como, o Embaixadores da Alegria, o bloco Boca da Ilha, formado por moradores do Parque União (Maré) e as turmas de bate bolas, na favela do Muquiço, em Guadalupe. O Folia de Imagens é um coletivo de fotógrafos do Rio de Janeiro, formados pela Escola de Fotógrafos Populares e integrantes do Programa Imagens do Povo, ambos criados no Complexo da Maré, pelo Observatório de Favelas.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
01 a 31 – terça a domingo
“Arte Popular Brasileira: o acervo do Museu do Ingá”
Exposição de arte popular brasileira realizada em parceria com o Museu do Ingá. A coleção que compõe esta exposição pertenceu ao extinto Museu de Artes e Tradições Populares, criado no antigo Estado da Guanabara, em 1964. São peças e artistas representativos dos diversos estados do país, sobretudo do Estado do Rio de Janeiro, com temáticas variadas como a cultura rural, o folclore, retratos do cotidiano, que englobam esculturas em madeira e barro.
10h ás 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
01 a 31 – terça a domingo
“Natureza e Sobrenatureza na obra de Jorge Brito”
Exposição do artista Jorge Brito com obras esculpidas em pedaços de madeiras de árvores recolhidas na mata e beiras de rio do distrito de Visconde de Mauá, na região serrada de Resende. As madeiras dão forma a pássaros, peixes, cobras, lagartos e outros seres que habitam o imaginário do artista. JB é mestre do folclore, canta, dança, recita toca viola, conta causos, mateiro, benzedor, pedreiro, poeta, escultor, sucinta em suas peças o modo de vida de descrito a partir da chamada cultura caipira ou cultura do sitiante tradicional, caracterizada por famílias com relações de produção e consumo baseadas na reciprocidade, na ajuda, na instituição do mutirão, no uso de simbolismos da floresta e na realização de festas religiosas.
10h ás 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
01 a 31 – terça a domingo
O olhar precioso de Darcy Ribeiro
Em parceria com o Museu do Índio/FUNAI, o Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta uma seleção de 50 fotografias inéditas produzidas pelo antropólogo Darcy Ribeiro, durante seus diversos trabalhos de campo, entre os índios Kadiwéu, Urubu-Ka´apor e Ofayé-Xavante. O acervo faz parte do arquivo do Serviço de Proteção aos Índios, nominado em 2008 no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO e tem a curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
01/05 a 30/11 – terça a domingo
Trajetórias – Ingá: Do Palácio ao Museu do Estado
A mostra conta a história fluminense, através da arte, cultura e política.
terça a sexta, das 12h às 17h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h | Gratuito
Museu do Ingá
01/05 a 30/11 – terça a domingo
Verso e Reverso de uma coleção
A mostra evidencia o diálogo entre as coleções que se formam em espaços públicos – Coleção Museu do Ingá e Coleção Banerj – através da liberdade do olhar da curadoria em destacar a contradição e pluralidade entre elas.
terça a sexta, das 12h às 17h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h | Gratuito
Museu do Ingá
01/05 a 31/11 – terça a domingo
Arte Popular Brasileira: o acervo do Museu do Ingá
Apresenta parte da coleção de arte popular do Museu do Ingá, servindo como representativo do patrimônio artístico e cultural do povo brasileiro, receptivo ao amante das artes populares e aos frequentadores do MJCAP.
10h às 18h | Gratuito
Museu Janete Costa de Arte Popular
06 a 30 – segunda a segunda
“Desescritos”
A Mostra Desescritos parte do seminário “A Literatura Expandida: Escrita-Corpo-Imagem” e traz trabalhos de naturezas diversas que apresentam desescritas possíveis na contemporaneidade: modos de pensar, discutir e construir outras possibilidades de mundo, através da ausência implicada na linguagem, que faz apagar, recusar ou questionar certas palavras, certas imagens, certos corpos. Artistas: Ana Hortides, Bárbara Boaventura Friaça, Hevelin Costa, Luisa Macedo, Luísa Rabello, Luiza Coimbra, Marcelle Manacés, Nicolas Dantas, e Rodrigo Alcon Quintanilha.
Abertura: 05, terça, às 18h.
Encontro com os artistas: 13, quinta, às 14h.
segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h | Gratuito
Sala Hilda Campofiorito – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
08 a 31 – terça a domingo
Sala Almanaque Arte na Rua – Fotografias de Marcos Chermont
Registros das atividades do projeto Arte na Rua pela perspectiva do fotógrafo Marcos Chermont.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
08 a 31 – terça a domingo
Vintage apps, de Luiz Sisinno
Combinações de fotos antigas com textos de aplicativos de relacionamento que criam uma representação do homem contemporâneo em conflito com a solidão, a morte e o esquecimento.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro
08/05 a 12/06 – terça a domingo
Cenas Poéticas, do fotógrafo Vitor Vogel
A mostra reúne algumas das melhores fotos produzidas por Vogel, entre os anos de 2009 e 2014, nos saraus do “Corujão da Poesia”. Passando por detalhes, planos abertos e, principalmente, retratos, as imagens formam um síntese das milhares de apresentações que o profissional presenciou nos cinco anos de fotodocumentação.
Abertura: 07, quinta, às 19h – terças a sextas, das 10h às 18h; Sábados e Domingos, das 15h às 18h | Gratuito
Sala Carlos Couto – Teatro Municipal de Niterói
13/05 a 07/06 – segunda a sexta
Reflexos e reflexões
A coletiva reúne trabalhos dos artistas Anderson Ferreira de Oliveira, Daniel Jorge de Menezes Mello, Cristiano Nogueira da Silva, Eliane Mendes da Silva, Erica Renata Martins de Miranda, Patrícia Cristina Cardoso Generoso, Rodrigo Rafael de S. F. da Silva, Thiago dos Santos Rangel e Victória Davila Vasques.
As obras trazem um questionamento sobre a imagem refletida (reflexo), por diferentes pontos de vista dos alunos do Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica/EBA/CLA/UFRJ, dos professores Isis Fernandes Braga e Luiz Braga, durante o período de agosto a dezembro de 2014.
Abertura: 12, terça, às às 19h
09h às 17h | Gratuito
Sala José Cândido de Carvalho
15 a 30 – segunda a segunda
Hagoromo – O manto celestial
Com a instalação Hagoromo – o manto celestial, obra especialmente construída para o interior da galeria Quirino Campofiorito, os artistas visuais América Cupello e Alberto Mattos percorrem a ideia de um manto onírico, cuja presença atmosférica poderá ser percorrida pelo espectador, nesta obra repleta de transparência, luz, sombra e fluidez.
Abertura: 14 de maio, quinta, às 19h.
Encontro com os artistas: 28, quinta, às 19h
segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h | Gratuito
Galeria Quirino Campofiorito – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
15 a 31 – terça a domingo
XIII Semana de Museus | Projeto Nossas Orquídeas
Rastreando a tiririca
Fotografias que registram a rica e exuberante biodiversidade que compõe o Parque Estadual da Serra da Tiririca, hoje, tão ameaçado pela instrumentalização do ser vivo.
10h às 18h | Gratuito
Solar do Jambeiro




