O MOTIN (Movimento Organizado Teatral Independente de Niterói) está promovendo apresentações de diferentes linguagens artísticas e populares, em vias e espaços públicos de Niterói. O principal objetivo é o de levar o teatro às pessoas e tentar aproximá-las da literatura teatral. As apresentações são gratuitas com peças para crianças e adultos, envolvendo mais de 40 artistas de nossa cidade.
PROGRAMAÇÃO:
CAMPO DE SÃO BENTO
20/5/18 – O AUTO DA COMPADECIDA – ANSELMO FERNANDES (ADULTO)
03/6/18 – O RAPTO DAS CEBOLINHAS – LUCAS CINTRA (INFANTIL)
17/6/18 – ESCOLA DE MULHERES – MARCELL BARBOZA (ADULTO)
01/7/18 – A REVOLTA DOS BRINQUEDOS – ANA DELAMARE (INFANTIL)
05/8/18 – TRÊS PERALTAS NA PRAÇA – CRISTINA FRACHO (INFANTIL)
02/9/18 – BOMBINHA ATÔMICA – MARCOS RASECK (INFANTIL)
16/9/18 – MÉDICO À FORÇA – CARLOS FRACHO (ADULTO)
30/9/18 – MAROQUINHAS FRU-FRU – DÁRDANA RANGEL (INFANTIL)
HORTO DO FONSECA
13/5/18 – PLUFT, O FANTASMINHA – RICARDO SANFER (INFANTIL)
27/5/18 – O AUTO DA COMPADECIDA – ANSELMO FERNANDES (ADULTO)
10/6/18 – O RAPTO DAS CEBOLINHAS – LUCAS CINTRA (INFANTIL)
24/6/18 – ESCOLA DE MULHERES – MARCELL BARBOZA (ADULTO)
08/7/18 – A REVOLTA DOS BRINQUEDOS – ANA DELAMARE (INFANTIL)
12/8/18 – TRÊS PERALTAS NA PRAÇA – CRISTINA FRACHO (INFANTIL)
09/9/18 – BOMBINHA ATÔMICA – MARCOS RASECK (INFANTIL)
23/9/18 – MÉDICO À FORÇA – CARLOS FRACHO (ADULTO)
07/10/18 – MAROQUINHAS FRU-FRU – DÁRDANA RANGEL (INFANTIL)
HORTO DO BARRETO
20/5/18 – PLUFT, O FANTASMINHA – RICARDO SANFER (INFANTIL)
03/6/18 – O AUTO DA COMPADECIDA – ANSELMO FERNANDES (ADULTO)
17/6/18 – O RAPTO DAS CEBOLINHAS – LUCAS CINTRA (INFANTIL)
01/7/18 – ESCOLA DE MULHERES – MARCELL BARBOZA (ADULTO)
15/7/18 – A REVOLTA DOS BRINQUEDOS – ANA DELAMARE (INFANTIL)
19/8/18 – TRÊS PERALTAS NA PRAÇA – CRISTINA FRACHO (INFANTIL)
16/9/18 – BOMBINHA ATÔMICA – MARCOS RASECK (INFANTIL)
30/9/18 – MÉDICO À FORÇA – CARLOS FRACHO (ADULTO)
14/10/18 – MAROQUINHAS FRU-FRU – DÁRDANA RANGEL (INFANTIL)
Sobre o MOTIN
O MOTIN (Movimento Organizado Teatral Independente de Niterói) é um movimento democrático que surgiu a partir da dificuldade dos artistas de exercerem seus ofícios, já que são poucos os espaços disponíveis, aliado a isso, acreditamos que o público precisa conhecer obras de diferentes autores, a fim de que nenhum desses textos se perca na memória das pessoas.
Sobretudo, temos desejo por exercer o ofício da Arte, nas mais diversas manifestações. O principal objetivo é o de levar o teatro às pessoas e tentar aproximá-las da Literatura teatral.
Acreditamos, ademais, na importância da formação da plateia. Com o mundo globalizado, o espetáculo, sobretudo em nossa cidade, tem se resumido a modelos massificados. Stand-ups, montagens da Disney e youtubers. Isso se agrava com o fato de as escolas não apresentarem os textos teatrais como conteúdos em seus currículos comuns. A nossa Literatura faz parte da nossa produção cultural, o que forma nossa identidade enquanto brasileiros. Nesse sentido, escolhemos homenagear, neste primeiro ciclo: Maria Clara Machado, Pernambuco de Oliveira, José Valuzi, Ariano Suassuna, Molière. Todos esses autores são de enorme relevância no cenário cultural e histórico do Teatro. Cremos que a qualidade deles é definitiva na formação dos nossos jovens. Cabe observar que um ciclo de leituras dramatizadas destinado ao público infantil é algo inédito em nossa cidade.
O Motin levou a ideia à FAN, Fundação de Arte Niterói, na pessoa do senhor presidente André Diniz, a fim de solicitar autorização para utilizar os espaços públicos; o órgão atendeu prontamente o nosso pedido, já que entendeu a importância do projeto. Ele ampliou a ideia e nos deu mais duas praças no intuito de levar as leituras para públicos diferentes da cidade. O Barreto e o Fonseca, Zona Norte da cidade, são bairros com menos acesso à cultura, o que corrobora para um dos pilares do nosso movimento: a democratização da Arte.
A estrutura das leituras não só abarca os atores, como também músicos, bailarinos, artistas circenses, fonoaudiólogos, pedagogos, professores, que formarão um grande cortejo, que antecederá os eventos. Tudo isso contará com a contribuição de mais de 40 artistas INDEPENDENTES, de nossa cidade.