
Conheça o projeto do ‘piscinão’ na Zona Sul de Niterói e como ele irá ajudar a resolver o problema de alagamentos históricos.
A Prefeitura de Niterói deu um importante passo para solucionar de vez os alagamentos históricos no entorno do Estádio Caio Martins, em Icaraí, na Zona Sul da cidade. O projeto de macrodrenagem desenvolvido pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) prevê a construção de um enorme reservatório subterrâneo, conhecido popularmente como ‘piscinão’, com capacidade para armazenar até 80 milhões de litros de água.
Como funcionará o novo piscinão de Niterói?
A água das chuvas será captada por essas redes e direcionada ao reservatório subterrâneo, que terá dimensões impressionantes: 130 metros de comprimento por 120 metros de largura. Três bombas de sucção farão o trabalho de conduzir a água até o piscinão, que armazenará o volume e fará a liberação controlada para o Rio Icaraí, evitando o colapso da rede durante temporais.
Investimento em infraestrutura contra enchentes
O investimento na obra é de R$ 5 milhões, e a licitação para contratação da empresa responsável será lançada ainda no primeiro semestre de 2025. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a iniciativa se soma a outras ações estruturantes em bairros como Charitas, Barreto e Engenhoca, e representa mais um passo para fazer de Niterói uma cidade resiliente e preparada para as mudanças climáticas.
“Vamos virar essa página das enchentes na Avenida Roberto Silveira e no Largo do Marrão. A ideia é fazer de Niterói uma cidade com mais infraestrutura e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Obra em destaque:
- Local: Estádio Caio Martins (Campo desativado)
- Capacidade do reservatório: 80 milhões de litros
- Dimensões: 130m x 120m
- Início das obras: Previsto para 2025 após licitação
- Impacto: Redução de alagamentos em Icaraí e bairros adjacentes