O jornalista e artista multimídia Mário Sousa apresenta a exposição “Rabiscos da Alma – desenhos e pinturas”, com vernissage agendada para 14 de setembro, segunda-feira, às 19h, no Espaço Cultural Glia (Rua Nilo Peçanha, 142 – Ingá). A exposição, com a curadoria de P.R.Cecchetti, tem o apoio cultural dos ‘Escritores ao ar Livro’ e pode ser visitada até 2 de outubro de 2015, com entrada franca.
Com larga experiência na área cultural e participação ativa nos movimentos alternativos de arte nos anos 70 e 80, no Rio de Janeiro, como o “Poemação”, ocorrido no Museu de Arte Moderna, e integrante dos salões Jovem da Amazônia e Fluminense, o paraense, hoje Cidadão Niteroiense, expõe uma série de pinturas e trabalhos mais atuais e inéditos, destacados pelo autor como “Rabiscos da alma”.
Acostumado a escrever apresentações e artigos sobre outros artistas, Mário afirma que seus trabalhos trazem um pouco de seus fantasmas e de suas críticas, além dos apelos sociais, que fazia questão de mostrar nas suas instalações.
Sua primeira experiência como artista foi na cenografia de uma peça teatral, em Belém do Pará, no Teatro da Paz, quando foi indicado como Cenógrafo Revelação. Ainda em Belém, participou da Mostra Jovem da Amazônia, onde teve um trabalho classificado e outro censurado.
Transgressor e não admitindo censura de espécie alguma, resolveu organizar o 1º Salão Livre da Amazônia, na escola de Teatro da Universidade Federal do Pará, onde era aluno, com maior sucesso.
No Rio de Janeiro, participou de coletivas e salões, com destaque para o Salão Fluminense de Belas Artes, recebendo Medalha de Ouro, em Pintura.
“Tenho plena consciência de que a arte deve romper limites, deve ser maior do que nossas convicções, ser transgressora. Mesmo uma pintura, não pode ser apenas uma pintura, não pode ser apenas uma reação de um olhar. Um trabalho artístico tem que envolver as pessoas em todas possibilidades da alma, do corpo, da pele e do sensorial”, ressalta Mário Sousa.
Serviço:
“Rabiscos da alma” no Espaço Cultural GLIA
Abertura: 14 de setembro, segunda-feira, às 19h
Data: de 15 de setembro a 2 de outubro
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 18h
Local: Espaço Cultural GLIA
Endereço: Rua Dr. Nilo Peçanha, 142, Ingá, Niterói-RJ
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Informações: (21) 3601-2092




