A Prefeitura Municipal de Niterói reabre o Museu Janete Costa de Arte Popular, no próximo dia 10 de julho, às 19h, com as exposições “A Cátedra de Pedro: as Medalhas contam a História”, “Santeiros Populares Paulistas” e “Contra Ponto”.
As duas primeiras mostras fazem parte das atividades da Jornada Mundial da Juventude e serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e com a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo. Já a “Contra Ponto”, que ocupará o segundo pavimento do Museu, é resultado de uma parceria com o Museu Internacional de Arte Naïf e com o Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (Museu do Ingá) e faz uma homenagem ao artista popular Mudinho da Praia Rasa.
Fechado desde o dia 28 de janeiro, por falta de infraestrutura e pessoal, após 6 meses de obras, o Museu Janete Costa será reaberto pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Entre as melhorias, destaque para o sistema de sonorização especial que o Museu ganhou e que vai contribuir com a ambientação de cada exposição.
De acordo com Rodrigo Neves, o Museu tem um simbolismo especial para a cidade, por abrigar a cultura popular de todo o País e por homenagear Janete Costa, uma mulher sensível e que soube captar a alma e resgatar os valores da arte popular.
O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, destaca que o Museu Janete Costa é um marco histórico no município, que deverá atrair a população, estudiosos e turistas para o local. Segundo Maia, várias atividades, como oficinas (papel, mosaico e brinquedo), cineclubes, visitas guiadas e contação de histórias, serão realizadas no Museu, a partir do mês de agosto. “A Arte Popular e os artistas ganham um espaço com a dimensão da grandeza de Janete Costa”, ressalta.
O presidente da Fundação de Arte de Niterói e pesquisador da cultura popular do País, André Diniz, lembra que Janete Costa teve importante passagem por Niterói. “Janete aqui morou e inaugurou seu primeiro escritório de arquitetura”, destaca.
A exposição “Contra Ponto”, que conta com a curadoria do professor Wallace de Deus Barbosa (do Departamento de Arte da UFF), ocupará todo o segundo pavimento do Museu e reunirá um conjunto de obras do artista popular “Mudinho”, mais conhecido como “Mudinho da Praia Rasa”, que pertence ao Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro. Como contraponto às obras deste célebre artista popular a mostra contará com quadros “primitivistas”, do Museu Internacional de Arte Naïf, de pintores brasileiros, que estabelecerão um diálogo pictórico com as esculturas do Mudinho.
As três exposições poderão ser visitadas até o dia 11 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h. O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178-182, Ingá, Niterói-RJ. Abertura: 10 de julho (quarta-feira), às 19h. Data: de 11 de julho a 11 de agosto de 2013. Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada franca. Informações: (21) 2705-3929.
fonte: O Fluminense