
Iniciativa de um filantropo, Adcum-RJ não tem fins lucrativos e atende outros municípios
Imagine comprar remédios a preço de custo, inclusive os mais caros e de venda controlada. O que parece um sonho de consumo distante é uma realidade pertinho dos niteroienses. Localizada no térreo do edifício Tower da Rua Visconde de Sepetiba (ao lado da Prefeitura), a Associação de Defesa dos Consumidores e Usuários de Medicamentos (Adcum) do Rio de Janeiro – sem fins lucrativos – foi fundada há dez anos pelo aeronauta e engenheiro de voo aposentado Odari Saboia, de 62 anos. E, apesar do tempo de existência e da vantagem oferecida, ainda é pouco conhecida.
“Estava me aposentando após trinta anos de Varig e também me divorciando, e precisava de uma atividade para não deprimir, e para superar a expectativa de sobrevida de apenas três anos atribuída ao aeronauta aposentado”, lembra ele. “E, testemunhando as necessidades de minha sogra por medicamentos de uso contínuo muito caros e às vezes difíceis de encontrar, tive a ideia de criar a associação”.
Trata-se de uma drogaria que, a exemplo da Caarj e da falida Usimed, vende mais barato para associados, que pagam uma anuidade de apenas R$ 48 – arrecadação utilizada para remunerar o farmacêutico responsável e um atendente. Hoje conta com dois mil associados, inclusive de outros estados (para envio por correio somente de remédios não controlados). Odari Saboia e mais dois colaboradores são voluntários: a secretária e o tesoureiro. Eles procuram parcerias com empresas e entidades classistas; eles já contam com a OAB Niterói e o CREA.
O público-alvo são os pacientes crônicos dependentes de medicamentos de referência, chamados de “éticos”, que são os mais caros do mercado, mas também possuem genéricos e similares. A economia do cliente gira em torno de 30% sobre cada remédio. “Descobri como isso beneficiaria muita gente querida minha, com as quais me preocupo”, ressaltou. A Adcum funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Os telefones são 2620-8165, 3023-0555 e 2613-5418. Saiba mais pelo e-mail contato@adcum.com.br ou acesse https://www.adcum.com.br




