Simplesmente Eu – Clarice Lispector, com Beth Goulart está em cartaz até 23 de fevereiro de 2014, sábados e domingos às 19 horas, no Teatro Eduardo Kraichete, em Icaraí.
Visto por mais de 700 mil pessoas, apresentações em mais de 238 cidades, o espetáculo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector” com Beth Goulart que assina a adaptação do texto e direção. Beth Goulart levou, pelo trabalho, quatro Prêmios de melhor atriz: Shell 2009, APTR, Revista Contigo e Qualidade Brasil que premiou também como melhor espetáculo. O espetáculo ainda foi indicado ao Prêmio Shell 2009 de melhor iluminação (criada por Maneco Quinderé) e melhor produção pelo Prêmio APTR. O espetáculo tem como um de seus maiores objetivos, fomentar a leitura. Por isso, após cada apresentação Beth Goulart realiza o sorteio de dois livros.
Joana, uma mulher inquieta e criativa foi a primeira personagem de Clarice Lispector que Beth Goulart conheceu. No auge da adolescência, ao ler “Perto do Coração Selvagem”, romance de estreia da autora, sua identificação foi inevitável. “Eu achava que não era compreendida. O que fazer com isso tudo dentro de mim, com esse processo criativo? Só Clarice me entendia.”, confessa Beth. Depois de Joana, que representa o impulso criativo selvagem, vieram outras mulheres na escrita de Clarice. Entre elas, está Ana, do conto “Amor”, que leva uma vida simples, dedicada ao marido e aos filhos e tem a rotina quebrada ao se impressionar com a magia do Jardim Botânico. Ela representa a fase em que Clarice se dedicou totalmente ao marido e aos filhos.
O ESPETÁCULO
O espetáculo mostra a trajetória desta mulher em direção ao entendimento do amor, de seu universo, suas dúvidas e contradições. Uma autora e seus personagens dialogando sobre a vida e morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento. O texto é extraído de depoimentos, entrevistas, correspondências de Clarice e trechos das obras: “Perto do Coração Selvagem”, “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” e os contos “Amor” e “Perdoando Deus”.
Ficha Técnica:
Texto: Beth Goulart
Direção: Beth Goulart
Serviço:
- “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”
- De 31 de janeiro a 23 de fevereiro de 2014
- Sábados e domingos às 19 horas.
- Ingresso: R$70,00 (inteira) e R$35,00 (meia)
- Classificação: 12 anos
- Duração: 60 minutos
- Av. Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói
- Inf.(21) 2710-1348




