“Te Conto em Cena” estreia no Solar do JambeiroO Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), com direção do Leonardo Simões, inicia curta temporada do projeto “Te Conto em Cena”, na próxima terça-feira, dia 6 de maio, às 20h, no Solar do Jambeiro, em Niterói.

Ao todo, serão encenados 4 espetáculos produzidos a partir de 7 contos de Machado de Assis, sempre as terças-feiras de maio, com sessões duplas: às 20h e às 21h.

O “Te Conto em Cena” promete repetir o grande sucesso do projeto “Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo”, também realizado pelo NEPAC no Jambeiro e que teve lotação esgotada em todas as apresentações, alcançado uma média de público de 450 espectadores.

O projeto “Te Conto em Cena” estreou em março de 2011, no Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro. A temporada inicial, que seria de 2 meses, foi prorrogada por duas vezes, devido ao sucesso alcançado. Em seguida, o programa passou pelo Teatro Municipal de Niterói, pelo Espaço da Cia. dos Atores, na Lapa, pelo Solar de Botafogo, chegando a se tornar um “Circuito Te Conto em Cena”, sob o patrocínio do Ministério da Cultura e da Eletrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura. O Circuito levou as peças para os municípios de Resende e Macaé, no Rio, além dos estados de Rondônia (Porto Velho e Cacoal) e Mato Grosso (Cuiabá e Chapada dos Guimarães). Em 2013, o projeto estreou gratuitamente ao Solar do Jambeiro, com o apoio da FAN.

 Programação do “Te Conto em Cena”:

 ESPETÁCULO 1 – A cartomante, Missa do Galo e O espelho

(Dia 06 de MAIO, às 20h e Dia 20 de MAIO, às 21h)

A encenação despojada valoriza o ator, a palavra e a atemporalidade da obra de Machado, cuja ironia mistura drama e tragédia em dois triângulos amorosos (um real em A cartomante, e outro platônico em Missa do Galo).

 ESPETÁCULO 2 – O Cônego e O espelho

(Dia 13 de MAIO, às 20h e Dia 27 de MAIO, às 21h)

O devaneio do Cônego Matias em seu delírio criativo personifica-se como guia dos espectadores Solar do Jambeiro adentro, enquanto narra a busca de um substantivo por seu adjetivo nos corredores e recantos do cérebro do Cônego. A extrema solidão desconstrói a identidade de Jacobina (O espelho), que percebe a duplicidade da alma, interna e externa, como “duas partes de uma mesma laranja”.

 ESPETÁCULO 3 – Ernesto de Tal

(Dia 13 de MAIO, às 21h e Dia 20 de MAIO, às 20h)

No triângulo amoroso deste conto cômico, Ernesto aparece como uma “alma inconsistente e passiva, levada como a folha ao sabor dos ventos”. A cena expõe suas agruras na conquista de Rosina, que busca um bom casamento, mas manipula a afeição do noivo, dividindo-se em desejos pelo “rapaz de nariz comprido”.

 ESPETÁCULO 4 – A causa secreta e O enfermeiro

 (Dia 06 de MAIO, às 21h e Dia 27 de MAIO, às 20h)

A peça disseca a mente de Fortunato em mais um triângulo amoroso (A causa secreta); e traz um Procópio confidente da transformação de sua boa vontade em revolta (O enfermeiro). Situações refinadas pela ironia machadiana, num inventário da condição humana, cercada por circunstâncias adversas, paixões e padrões sociais.

Serviço:

  • “Te Conto em Cena” no Solar do Jambeiro
  • Data: 06, 13, 20 e 27 de maio, terças-feiras
  • Horário: 20h e 21h
  • Local: Solar do Jambeiro
  • Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
  • Telefone: (21) 2109-2222
  • Classificação indicativa: livre
  • “Ingresso gratuito mediante reserva antecipada pelo e-mail:  contato.nepac@gmail.com