3ª Feira Gastronômica do Unilasalle agita NiteróiDuas datas para pensar em comida como perspectiva profissional, empreendimento, história, arte. Nos dias 29 e 30 de junho os niteroienses têm um encontro marcado com a culinária no Unilasalle-RJ, em programação que engloba workshops, palestras, Food Truck Park, barraquinhas, shows e mostra fotográfica.

A 3ª Feira Gastronômica é um convite para os moradores conhecerem, gratuitamente, um pouco do ramo desenvolvido no centro universitário. O cardápio de chefs presentes conta com representantes internacionais, como o alemão Harold Engelbart, integrantes do movimento Slow Food, entre eles Mariana do Valle, e donos de estabelecimentos de renome na cidade, caso de Silvia Paludo, da Família Paludo.

Nesta edição, o país das massas dá o tempero aos pratos e falas, enfoque escolhido por conta de uma novidade no Unilasalle-RJ: a Pós-graduação em gastronomia italiana, cujas aulas começam em agosto. Risotos, focaccias, brusquetas e tiramisù são alguns dos nomes que serão ouvidos mais de uma vez por quem passar pela feira. No Espaço Gourmet, iguarias como essas serão preparadas desde às 11 horas. Logo ao lado, no Anfiteatro do 8º andar, também terá chef, mas desta vez dividindo espaço com nutricionistas e professores. Tanto para os workshops quanto para as palestras é necessária inscrição prévia na Central de Relacionamento com o Cliente (0800 709 3773).

As palestras abordarão desde o caráter histórico e cultural da gastronomia italiana até a gestão operacional da cozinha, uma proposta para abarcar também os graduandos. “Buscamos uma interação com todas as turmas”, explica Vicente Maia, um dos organizadores da 3ª Feira Gastronômica, “É ainda uma oportunidade de a população conhecer o trabalho que fazemos aqui, as instalações, a nossa metodologia, os professores”. Como conta, os alunos do Projeto “Jovem na Cozinha” serão as grandes estrelas.

Patrocinado pela Fundação Gás Natural Fenosa – CEG, o projeto social capacita jovens de baixa renda entre 18 e 24 anos na gastronomia. O objetivo é fazer com que, após um ano de curso, os participantes saiam empregados, seja em restaurantes, bares ou hotéis. Alguns inclusive já estão no mercado de trabalho, mas aprimoram técnicas.

“Esta feira é um resumo de todos os trabalhos exercidos durante o ano e um espelho para os que virão. Os alunos poderão, junto com os do curso ‘Chef de Cozinha’, vender seus produtos em barraquinhas e terão uma mostra na Galeria, onde a trajetória das aulas será contada em fotografias”, diz o chef Vicente. Ele encerra os dois dias de feira com workshop ao ar livre.

Para agradar todos os paladares, caminhões e food bikes estacionam no Unilasalle-RJ, em mais uma edição do Food Truck Park. Desta vez participam: Só Coxinhas, Piccole Gelato, Break Burger, Creperia Carioca, Mon Petit e Santo Brownie. E, durante o intervalo dos estudantes, a cantora Bhia Tabert anima a programação. Cultura, sabores, aprendizados. A gastronomia te espera na próxima semana!

EVENTO
3ª Feira Gastronômica do Unilasalle-RJ

Quando: Dias 29 e 30/06 (quarta e quinta-feira), a partir das 11h

Onde: Unilasalle-RJ — Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa

NitNegócios