Peça itinerante baseada no livro de Judith da Rocha, uma escritora que viveu no sertão da Bahia e nos oferece nos seus escritos a memória, a beleza e a simplicidade da vida no início do século XX, estará no Solar do Jambeiro nos dias 01 a 17 de junho,  de quinta a domingo, às 16h.

Com interpretação de Daniela Passos e música de Renan Velasco, Cerca de Melão conta a história de Feira de Santana, em que três mulheres são apresentadas ao público: D. Ana, a colonizadora; Sebastiana, a negra mucama; e Apolinária, a vidente cabocla. Três mulheres, três culturas, uma única e mesma luta, pela liberdade.

Tudo começa quando o pequeno vilarejo, ponto de passagem de muitos vendedores começa a ser conhecido nas redondezas atraindo ainda mais gente e com isso, o povo, encabeçado por Dona Ana, reivindica e começa a construção da primeira capela da vila, feito muito esperado e festejado pelo povo, que passaria a ter um lugar pra “desaguar” a fé.

Construída a capela surge a questão, quem seria o padroeiro da capela? D. Ana como mulher de fé e devota insiste para que seja Santa Ana, santa de sua devoção. Mas Seu Domingos, homem de posses, decide que o santo padroeiro seria seu homônimo. E assim se fez. São Domingos é elevado ao altar mor da capela e Santa Ana é destinada ao pequeno altar, quase que desapercebida. Quarenta anos se passam. D. Ana sonha com sua santa, Sebastiana com sua alforria, Apolinária tem em seus sonhos todas as respostas. A vida continua sendo embalada pelo canto das mulheres, pelos cheiros da cozinha, pelos afazeres da casa, pelas flores do jardim. Três mulheres, cada uma com um destino, um sonho e cada qual com sua forma de resistir.

Cerca de Melão é uma história de amor a terra e de fé nos sonhos. De perseverança e luta com sorriso nos lábios. Uma história com muita música e flores.

Sobre Daniela Passos:
É atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP (EAD / ECA / USP) e musicista pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Pesquisadora de culturas populares formou ao longo dos anos um vasto repertório de cantos e danças tradicionais e regionais, especialmente da cultura indígena peruana e da região do Vale do Jequitinhonha (MG). Com isso começou a atuar como arte educadora em escolas e ministrar oficinas de cantos e danças tradicionais circulares.

Estudou filosofia com Celso Favaretto (USP), Literatura do Brasil e poesia luso-brasileira, identificando-se em sua escrita com a literatura de cordel, pela linguagem e pela temática brejeira.

Como atriz atuou em Hair sob a direção de Iakov Hillel; Preqária com direção de Georgette Fadel; Peso com direção de Tica Lemos e integrou a Tropa de Palhaços de Quinta do grupo de Teatro Tá Na Rua, com direção de Amir Haddad.

Serviço:

  • Cerca de Melão no Solar do Jambeiro
  • Data: 1 a 17 de junho, de quinta a domingo.
  • Horário: 16h
  • Gratuito
  • Local: Solar do Jambeiro
  • Rua Presidente Domiciano, 195 – São Domingos
  • Tels. (21)  2109-2222 / 2109-2223

Estamos online!