O Instituto Teatro Novo faz curta temporada com o espetáculo “A menina que Roubava Livros”, com direção é de Rubens Emerick Gripp, de 5 a 7 de novembro, no Theatro Municipal de Niterói. No elenco, 14 atores com deficiência intelectual, que ensaiaram de forma remota durante a pandemia. Todas as apresentações do espetáculo contam com interprete de libras.

Na encenação, baseada no texto original de Markus Zusak e que tem como referência o filme “A menina Que roubava livros” (direção de Brian Percival), se passa durante a segunda guerra mundial. Na história, uma jovem garota chamada Liesel sobrevive à guerra, por meio dos livros que roubava. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e a escrever. Liesel partilha os seus livros com seus amigos, incluindo um jovem judeu que vive na clandestinidade em sua casa.

Sobre o Instituto Teatro Novo

O Instituto Teatro Novo é uma organização não governamental sem fins lucrativos que realiza ações socioculturais voltadas para pessoas com deficiência, em especial autismo e Síndrome de Down. Seus projetos são voltados para inclusão, cidadania, empoderamento, empreendorismo, anticapacitismo e bem-estar das pessoas com deficiência.

As oficinas teatrais do grupo acontecem no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, e no Aeroclube, em Charitas, Niterói. Tornando-se um espaço permanente de sensibilização para a mudança de paradigmas acerca da inclusão na cultura. A metodologia do grupo vem servindo de referência a pesquisadores, professores e estudantes, em ensaios com debates abertos aos interessados.

Ao longo de seus quase 20 anos de atuação, o Grupo Teatro Novo realizou mais de 50 peças. Em 2005, desenvolveu o Projeto ‘Realizar faz a diferença’, uma peça sobre educação no trânsito, para estudantes universitários, apresentada em 30 faculdades, em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Trânsito de Niterói, com o apoio da CEG. Em 2004, o grupo foi convidado a se apresentar na abertura do Ano Ibero-americano de Deficiência, em Brasília, onde estavam presentes ministros de Estado e o presidente da República. Em 2006, o Teatro Novo ganhou o Prêmio Além dos Limites, da Funarte.

O Teatro Novo é dirigido e tem coordenação metodológica de Rubens Emerick Gripp, formado e especializado em Psicologia Clínica e Educacional, e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. 

 Ficha técnica

Direção: Rubens Emerick Gripp

Assistente de Direção: Cristina Guimarães

Elenco: Isabel Santana de Souza, Alexandre de Oliveira Assumpção, Ana Carolina Chaves Balue, Pedro Petrúcio Milward de Azevedo, Luca Rodrigues Trigo, Letícia Carreteiro Cortar, Maria Fernanda Fróes Linhares, Saulo Fonseca, Lídia Mara da Silva Abraham, Sérgio Roberto Itajahy Pinto da Costa, Samantha Martins Soares, Clara de Oliveira Goulart, Marina Borges Rossi, Guilherme Santos Vianna

Figurino: Renata Vasconcellos

Cenário: Ruíza Queiroz

Técnico de som: Rafael Schneider

Técnico de luz: João Franco

Produção Executiva: Neociclo Cultural

Produção: Carolina Rodriguez e Julia Gripp

Tradução de Libras: Drielle Hipólito

 Protocolos sanitários:

De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. O compromisso é com o bem-estar e a saúde do público, colaboradores e dos artistas que passam pelo Theatro Municipal de Niterói. Todos os protocolos sanitários são adotados, como aferição de temperatura, presença de totem de álcool em gel e tapetes de higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras e capacidade reduzida do local. O acesso ao espaço apenas acontecerá mediante o cumprimento das normas de segurança indicadas nos cartazes e banners.

SERVIÇO

“A menina que roubava livros”

 Datas: 5, 6 e 7 de novembro

Horário: Sexta, às 20h; Sábado e Domingo, às 18h.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Ingressos antecipados na bilheteria do teatro e pelo site Sympla.

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói

                                                                                   APOIO CULTURAL!

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: