Campanha de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama começa neste sábado com vasta programação até dia 31.
A Associação dos Amigos e Amigas da Mama (Adama) de Niterói promove mais uma vez o Outubro Rosa da cidade. A programação, sempre permeada de ações carinhosas e muita informação, é voltada para alertar mulheres – e também homens – sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer mamário.
Com vinte anos de existência comemorados em 2016, a entidade reforça em todos os outubros a campanha que na verdade é sua bandeira de luta e atividade durante o ano inteiro. E só quem já passou pelo problema sabe a dor e a tristeza de ter um câncer, tanto para o paciente quanto para a família e os amigos, que acabam sofrendo junto.
Fundada pela mastologista Thereza Cypreste e presidida por Teresa Gianelli – uma “vitoriosa” na luta contra a doença – a Adama começa os trabalhos cor de rosa no dia 1º com panfletagem e orientações na Praia de Icaraí (altura da Rua Álvares de Azevedo) às 9h e depois na Tavares de Macedo, em frente ao número 244, com distribuição de rosas e muita informação das 11h às 17h. No domingo dia 2, a Capela de São Pedro em Jurujuba será iluminada de luz rosa após uma missa especial, às 18h30. Pede-se para o público ir vestido de cor de rosa.
Na segunda dia 3, tem a roda de conversa “Câncer de Mama: Mitos e Verdades” no Sincor às 14h, e na terça dia 4 às 15h uma ação – pelo sexto ano consecutivo – na loja C.Nazar, do Shopping Icaraí, com distribuição de rosas, panfletagem e orientações feitas por ex-pacientes. Quarta é a vez das “Adametes” (mulheres atendidas pela Adama) apresentarem suas histórias de vida em um encontro aberto na Policlínica Geral da Marinha de Niterói às 14h. Quinta dia 6 às 14h a roda de conversa sobre os mitos e as verdades do câncer de mama será na CLIN, com participação da psicóloga Thatiana Milchensen – que também comanda o papo com o público na sexta dia 7 no SESC às 14h, ao lado das Adametes.
Segunda dia 10, a agenda continua com roda de conversa com a psicóloga Regina Fernandes no Espaço Avançado UFF às 9h, e continua às 14h com palestra de Thereza Cypreste no Posto do Médico de Família Cafubá III – a qual estará também na terça dia 11 na Policlínica Regional do Fonseca às 10h e na Câmara Municipal às 13h30. Quarta dia 12 às 8h acontece a quarta Caminhada Rosa Adama Com Maria, com saída do Forte Rio Branco e chegada ao Forte São Luís, onde haverá missa campal.
Num papo franco e claro, a fundadora da entidade fala da doença, sua prevenção e tratamento na quinta dia 13 às 14h no CEU Jurujuba e na sexta dia 14 às 9h na Associação dos Aposentados do Barreto. No mesmo dia, às 15h, a loja Swains da Moreira César distribui rosas e panfleta com a presença de mulheres vitoriosas. Sábado dia 15 das 11h às 16h é a vez da Richards da Belisário Augusto promover a distribuição de flores e de folhetos explicativos. No dia seguinte, domingo 16, a partir das 17h, a Toca da Gambá veste rosa regada a samba da melhor qualidade, e reverte a renda dos ingressos à Adama.
Dia 17, haverá apresentação das Adametes na policlínica de Maria Paula às 9h e roda de conversa no posto de saúde do Engenho do Mato às 9h e no posto do Maravista às 13h; dia 18 às 9h a palestra “Desafios Enfrentados Pelas Mulheres Vítimas de Câncer após o Tratamento” na Alerj com participação de associadas da Adama Niterói; dia 19, distribuições de rosas e folhetos informativos na Universidade Estácio de Sá (Rua José Clemente) às 9h, roda de conversa no posto da Ilha da Conceição às 13h e no MV1 da Gavião Peixoto às 18h; dia 20 as palestras serão no posto de saúde de Santa Bárbara às 10h, no NEPP Niterói às 14h e na Drogaria Gallanti da José Clemente às 15h;
Dia 21, haverá papo aberto e esclarecedor com psicólogas no Instituto Fluminense de Saúde Mental (São Domingos) às 10h e no NHJ do Brasil às 11h, além de distribuição de rosas e folhetos informativos às 14h na Unhas Express da Moreira César. Dia 22 às 8h a Adama participa do segundo Encontro Inter-religioso Unidos Pelo Outubro Rosa na SBMRJ. Dia 24 as rodas de conversa serão no posto do médico de família do Cafubá I às 9h e do Cafubá II às 13h. Dia 25 a palestra da Dra. Thereza será na PUC às 14h e dia 26 no Colégio Notre Dame de Ipanema às 9h e no Serviço de Geriatria e Gerontologia da UFF (Jansen de Mello) às 13h; no mesmo dia de manhã, as Adametes e outras ex-pacientes panfletam no hospital Malu Sampaio.
Dia 27, a roda de conversa sobre o câncer de mama acontece na Clínica da Mulher Danielle Bastos (Moreira César) e no Grupo Espírita Caminho de Luz, ambas às 9h, rolando simultaneamente a apresentação das Adametes no Horto do Barreto; no mesmo dia às 19h o sambista, compositor e cantor Inácio Rios – parceiro de longa data da campanha e da entidade – faz show beneficente no Teatro Municipal de Niterói, de encerramento do Outubro Rosa 2016 na cidade, com renda revertida para a Adama. Mas a programação ainda continua dia 28 com palestras na concessionária EcoPonte às 10h e às 14h; dia 29 de manhã com a Caminhada Unidos Pelo Outubro Rosa na praça principal de Petrópolis; dia 30 novamente na Ponte às 10h e 14h; e dia 31 com rodas de conversa às 9h no PSF Colônia e às 14h na Universidade da Terceira Idade – a Univerti.