Leonila Maria Murinelly Lima lança ensaio sobre literatura medieval na Livraria Icaraí na UFF

A pesquisadora Leonila Maria Murinelly Lima retomou o texto em sua tese de doutorado, transformada no ensaio Amadis de Gaula: entre as fendas dos códigos da Cavalaria e do Amor Cortês (Editora da UFF, 218p. R$30), que será lançado no dia 25 de abril, às 18h, na Livraria Icaraí da Editora da UFF (Rua Miguel de Frias 9, anexo, Niterói).

Na Península Ibérica do século XV, marcada por uma cultura clerical e misógina, Garcí Rodrigues de Montalvo lançou sua versão da novela Amadis de Gaula, impregnada por uma visão positiva do desejo e da busca do (re)encontro com o feminino. Apaixonada pela Idade Média. Voltado para os que, como a autora, se interessam pela literatura quinhentista, o livro compõe-se de quatro partes. Na primeira, Leonila tece considerações sobre a Idade Média e a tradição literária presa aos ditames corteses, tendo como suporte a novela Amadis de Gaula, publicada em 1508. Na segunda, reporta-se à obra O livro da Ordem de Cavalaria, de Ramon Llull, no qual são apresentadas as regras para o exercício do nobre e honroso ofício de cavaleiro medieval.

Na terceira, o foco é o Tratado do Amor Cortês, de Andreas Capellanus, no qual se codifica, para, posteriormente, condená-la com objetivos religiosos, a arte de amar, arte para a qual mesura e cortesia são indispensáveis. Na quarta parte, intitulada Da corte de Lisuarte à Ínsola Firme, a autora busca desvelar o que se oculta no texto do Amadis, considerando a obra como lugar de desvios dos valores machistas impostos pela Igreja.

Sobre a autora: Apaixonada pela Idade Média, Leonila Maria Murinelly Lima é mestre em Letras, na área de Literatura Portuguesa e doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela vem dedicando-se ao magistério superior, atuando como professora de Literatura Portuguesa e Literatura Africana de Expressão Portuguesa. Foi diretora das Faculdades de Ciências Humanas e Letras do Centro Universitário Plínio Leite, de 2000 a 2002, e coordenadora do Curso de Letras desse mesmo Centro, de 1999 a 2010. Nesse período, reorganizou a Coordenação de Pós-Graduação em Letras e implementou novos cursos.

  • Amadis de Gaula: entre as fendas dos códigos da Cavalaria e do Amor Cortês
  • Autora: Leonila Maria Murinelly Lima
  • Editora da UFF, 2012
  • R$ 30,00
  • Pág. 218
  • ISBN: 978-85-228-0721-5
ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: