A instalação “Homenagem aos 80 anos de Janete Costa” celebrará uma das grandes personalidades da cultura e da arquitetura do país, a partir do dia 22 de agosto na loja Ovoo, em Niterói. O trabalho será assinado por seu filho, o arquiteto Mario Costa Santos.

Na vitrine da loja, uma instalação com seis grandes potes centenários, da coleção de Janete. Segundo Mario, Janete era “pote maníaca”. “Ela tinha uma grande relação com potes de água. Na sua terra, Garanhuns, os potes ficavam enterrados na terra, para que a água ficasse fresca. Ela tinha a arte popular muito enraizada.”

Dentro da loja, serão distribuídos totens, onde serão exibidos vídeos e fotos, contando um pouco da vida e obra da arquiteta que, se estivesse viva, teria completado 80 anos em junho. Eles também trarão depoimentos dos arquitetos Sergio Rodrigues, Acácio Borsói e Mario Santos, do paisagista Roberto Burle Marx, da curadora especializada em design Adélia Borges e do diretor da Faculdade de Direito de Recife, Joaquim Falcão

Janete Costa era grande incentivadora da arte popular brasileira, sobretudo do Norte e Nordeste. Pioneira em tantos aspectos, ela teve um empenho visionário ao defender que a arte, o design e a arquitetura no Brasil precisam expressar as identidades culturais locais, como frisam os proprietários da Ovoo, Adriana Terra e Marlos Fontes.

Inclusão social

Na trajetória de Janete Costa, profissão e vida pessoal sempre andaram juntos com o exercício da cidadania. Ela teve uma ação decisiva em valorizar não só a arte popular brasileira, mas também os artistas, procurando sempre contemplar a questão da inclusão social e da geração de renda.

Janete também atuou como consultora de arquitetura de interiores em restaurações de sítios históricos, como o Teatro de São Luís; o Palácio dos Leões, também no Maranhão; e o Solar do Jambeiro e a Igreja São Lourenço dos Índios, em Niterói. Foi ainda curadora da exposição sobre o designer de móveis Tenreiro, realizada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Foi responsável também pelo projeto de decoração de inúmeros hotéis, espaços comerciais e residências no Brasil e no exterior, sendo a grande referência na arquitetura de interiores durante várias décadas.

Ao participar ativamente no processo de reformulação urbanística de Niterói, Janete é lembrada como uma arquiteta da cidade, explica Mario, que realizou muitos trabalhos com ela. “Quando se formou, morava em Niterói. Teve uma linda loja de decoração na Praia de Icaraí, a Escala, com móveis de designers brasileiros, como Joaquim Tenreiro e Sergio Rodrigues. Depois abriu mais uma loja, além do escritório de arquitetura”, conta Mario, envolvido também na abertura de um museu em homenagem à mãe na cidade.

A família toda girava em torno de Janete. “Esta homenagem na Ovoo se estende à família Costa, seu maior legado, representada aqui por filhos, irmãos, sobrinhos, todos envolvidos diretamente com a arte, arquitetura e design”, completa Mario.

Serviço:

  • Instalação: “Homenagem aos 80 anos de Janete Costa”
  • Local: Loja Ovoo – Avenida Presidente Roosevelt, 231 – São Francisco, Niterói – RJ
  • Telefone: (21) 2612-7903
  • Data: 22 de agosto a 20 de setembro
  • Horário: segunda a sábado, das 10h às 19h
Estamos online!