arte-na-rua-Arte na Rua Especial no Aniversário de NiteróiO projeto “Arte na Rua”, promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói-FAN, terá uma edição especial, em comemoração aos 440 anos de Niterói, e vai realizar vários shows gratuitos com artistas da cidade e de diversos segmentos culturais, no dia 30 de novembro, em Icaraí e no Largo da Batalha.

No bairro de Icaraí, as apresentações acontecerão em quatro esquinas da Rua Moreira César, são elas: Mariz e Barros, Belizário Augusto, Pereira da Silva e Miguel de Frias, das 11h às 12h30; das 15h às 16h30 e das 18h às 19h30. Já no Largo da Batalha, as apresentações serão realizadas na Praça do Largo da Batalha e no Mercado Popular, das 11h às 12h30; das 15h às 16h30; e das 17h às 18h30. Todos os eventos são gratuitos, confira a programação.

Icaraí

Tino Júnor
Na esquina da Moreira César com Miguel de Frias, começamos às 11h, com Zé Farinha O Palhaço Mágico. O espetáculo é inspirado em números de mágicas tradicionais, para surgir à brincadeira e acender a criança de cada um de nós. Às 15h, apresentamos espetáculo Música de Todos os Tempos e às 18h o saxofonista Tino Júnior. Tino, que em março deste ano se apresentou no Arte na Rua, tem se destacado no cenário musical, com seu fraseado pessoal e um bonito e suave som de saxofone. O primeiro trabalho solo de Tino Júnior, “Jeito Latino”, foi lançado em 2010 pelo selo Niterói Discos, e é totalmente autoral.

Na esquina de Moreira César com Pereira da Silva, às 11h, o Arte na Rua Especial recebe o espetáculo Saltimbancos. Às 15h, é a vez do percussionista Marcelo Salazar apresentar o seu “The Tropical Lounge Projetct”, título de seu quarto CD. Congas, bongôs e timbales do percussionista Marcelo Salazar promovem um coquetel de ritmos que resulta em um som dançante irresistível. Marcelo Salazar está entre os 10 melhores músicos da categoria Jazz, segundo a revista norte americana Down Beat. A programação prossegue, no mesmo local, às 18h, com os Poetas ao Ruar. A performance teatral homenageia alguns dos grandes poetas do Romantismo, como Álvares de Azevedo e Fagundes Varella. O grupo se propõe a explicar quem são esses grandes nomes da fase romântica da poesia brasileira, além de declamar quatro poemas desses mestres da escrita.

Zé canuto
Na Moreira César com Belisário Augusto, às 11h o Palhaço Arlindo Ovelha se apresenta para a criançada. Às 15h, o multi-instrumentista Sidney Mattos apresenta o show “Interfaces”. Acompanhado de Carlito Gepe (baixo), Sérgio Jaburu (bateria) e Guilherme Brício (sax e flauta), o músico apresenta um repertório autoral, gravado nos seus cinco CDs, destacando Maison Du Bresil, Humaitá, Olhos Tristes, entre outras. No mesmo palco, às 18h, quem se apresenta é o consagrado saxofonista Zé Canuto. Reconhecido como um dos grandes nomes da música instrumental brasileira, Canuto lotou em setembro a esquina da Mariz e Barros com Moreira César, com seu show “Forte Abraço”.

Mazinho nos tempos do São Dom Dom
Na esquina da Moreira César com Mariz e Barros, às 11h, o Arte na Rua Especial recebe o Henrique Escobar. Ás 15h, os frequentadores dos bares de São Domingos, poderão matar a saudade da boa música do lugar. No cardápio, o Bar São Dom Dom, uma homenagem às segundas-feiras instrumentais que aconteciam naquele local, prestada pelo consagrado baixista Mazinho Ventura. Durante os 9 anos em que se apresentou no local, Mazinho interpretou um repertório de Jazz e Bossa Nova, sempre ao lado de grandes nomes da música como Arthur Maia, Dino Rangel, Chico Chagas, entre outros. O repertório é composto da música instrumental brasileira com influência do jazz, homenageando autores como Moacir Santos, Severino Araujo, Tom Jobim, Guinga, Jacob do Bandolim, Marcos Valle, Cedar Walton, entre outros. Ás 18h, sobe ao palco, Marcos Godói.

Largo da Batalha

Homenagem a Dominguinhos
A programação na Praça do Largo da Batalha começa às 11h, com o show Homenagem a Dominguinhos. No palco, os músicos Caio Brandão (violão), Priscilla Paraíso (voz) e Nando Menezes (bateria) prestam um tributo ao mestre, interpretando composições famosas como “Lamento Sertanejo”, “De Amor eu Morrerei”, “Morena Bela”, entre outros sucessos. No mesmo local, às 15h, o público vai poder apreciar o Show Elétrico Projeto Experimentações Identitárias. Formado por Miguel Gurgel, Daniel Teixeira, Márcio Pereira e Gustavo Borges, o grupo classifica seu estilo musical como “Rock MPBista”. No repertório canções autorais e sucessos de Lenine, Cazuza e Pearl Jam. Daniel Pereira fecha a tarde musical às 18h.

Bruno Lopes
No Mercado Popular do Largo da Batalha, o Arte na Rua Especial começa às 11h recebendo o cantor e compositor Bruno Lopes. Acompanhado pelos músicos Daniel Cahon (contrabaixo), Bruno Guimarães (Sopros) e Coquinho (bateria), o músico apresenta um repertório de canções próprias e de clássicos da música brasileira como Trem das Onze e Não Deixe o Samba Morrer. Às 15h, a plateia poderá fazer um passeio pela história musical brasileira, através de seus grandes clássicos. Esta é proposta do espetáculo “Pelo Gramofone”, onde a cantora Priscilla Paraíso, acompanhada do violão de Gabriel Otoni, pretende passar para o público um pouco da história do Brasil e, principalmente, do Estado Rio de Janeiro. No repertório, sucessos de Chiquinha Gonzaga, Donga, Xisto Bahia, Sinhô, entre outros grandes nomes de nossa música. O pagode do grupo Fica Combinado é a atração das 17h, encerrando a programação especial no Mercado Popular do Largo da Batalha. O repertório do grupo reúne alguns dos grandes sucessos do gênero, como “Não tem hora Nem lugar” do Exaltasamba, “Valeu pra Aprender” do Clareou, “Brigas por nada do Sorriso Maroto”, entre outros.

O ‘Arte na Rua’ é um circuito de programações promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!

Serviço:
Esquina de Moreira César com Miguel de Frias

  • 11h: Zé Farinha e “O Palhaço Mágico”, circo
  • 15h: Música de Todos os Tempos
  • 18h: Tino Júnior, música

Esquina de Moreira César com Pereira da Silva

  • 11h: Saltimbancos, infantil
  • 15h: Marcelo Salazar em The Tropic Lounge Project, música
  • 18h: Poetas ao Ruar, poesia e música

Esquina de Moreira César com Belisário Augusto

  • 11h: Palhaço Arlindo Ovelha, circo
  • 15h: Sidney Mattos Interfaces, música
  • 18h: Zé Canuto, música

Esquina de Moreira César com Mariz e Barros

  • 11h: Henrique Escobar, infantil
  • 15h: Mazinho Ventura em São Dom Dom
  • 18h: Marcos Godói, música

Praça do Largo da Batalha

  • 11h: Homenagem a Dominguinhos, música
  • 15h: Show Elétrico Projeto Experimentações Identitárias, música
  • 18h: Daniel Pereira

Mercado Popular do Largo da Batalha

  • 11h: Bruno Lopes
  • 15h: Priscilla Paraíso em “Pelo Gramofone”, música
  • 17h: Fica Combinado, música
Estamos online!