Reprodução/ Google Street View

O bairro do Fonseca vai abrigar o primeiro Centro Cultural da Zona Norte de Niterói. O passo inicial já foi dado, com decreto assinado pelo Prefeito Rodrigo Neves para desapropriação da casa de número 263, na Alameda São Boaventura. O decreto foi publicado nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial do Município e a previsão é de que a inauguração aconteça em maio.

“Consideramos a cultura como um dos pilares para o desenvolvimento econômico e social do município e um novo espaço fora do eixo Centro-Sul reforça ainda mais nossos objetivos”, ressalta o Secretário Municipal das Culturas, Victor De Wolf.

O primeiro centro cultural da Zona Norte funcionará em um espaço de 2.000 m². O projeto é oferecer no local eventos culturais de múltipla linguagem, abrangendo os diversos tipos de artes: exposições, danças, salas de oficinas e ensaios de grupos. Também está prevista a construção de um teatro no terreno existente nos fundos da casa, pensado como ambiente multiconfiguracional e, para tanto, equipado com cadeiras móveis.

Segundo De Wolf, em uma das etapas da Conferência de Cultura, que acontecerá em abril, com pré-conferências em março, será debatido como vai ser a utilização do novo Centro Cultural, já que a ‘participação popular’ é de fundamental importância na administração.

“Vamos apresentar uma ideia inicial e, a partir daí, alinhar com a população a forma de ocupação desse novo espaço de cultura na cidade, especialmente, no que diz respeito às atividades culturais. É preciso pensar o espaço como um todo”, finaliza Victor De Wolf.

NitNegócios