“Brincando de Brincar” atração no Teatro PopularA premiada peça “Brincando de Brincar”, de autoria do jornalista Mário Sousa, será apresentada no dia 18 de outubro, às 16h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, durante a VI Mostra de Teatro Infantil. Com texto premiado nacionalmente e destacado pela crítica, o espetáculo traz como tema central o universo do teatro e o estímulo à espontaneidade de brincar. A trama retoma alguns personagens do mundo infantil teatral, para desmistificar soluções mágicas e estimular a criatividade e a cooperatividade na solução dos problemas que emergem do fazer coletivo.

Na história, após várias brincadeiras, cinco crianças resolvem brincar de teatro. Numa metalinguagem, uma nova peça surge dentro do espetáculo inicial. Segundo o autor Mário de Sousa, com poesia e bom humor, a peça traz, além das cantigas e brincadeiras de roda esquecidas pelo tempo e desconhecidas pelas crianças, a possibilidade de “brincar” de teatro, sem mistério.

“É preciso reaprender a brincar, a imaginar e a construir novas possibilidades de presente e de futuro”. Para o autor, as crianças, tanto nas áreas urbanas como na periferia, estão perdendo a espontaneidade de brincar por vários motivos: excesso de atividades, tempo demais na Internet, falta de espaço nos apartamentos, segurança pessoal num meio social de violências, poucas áreas de lazer, raras oportunidades de assistir a peças teatrais e viajar na imaginação. Esse conjunto de fatores leva a criança ao prejuízo de seu desenvolvimento psicomotor, afetivo e social. E se uma criança não pode sonhar e brincar, como irá inventar o futuro?”, ressalta o autor.

De acordo com Elyzio Falcato, diretor da peça, a montagem possibilita à criança descobrir que é brincando que se aprende a brincar, e que tendo alguns elementos chaves do universo teatral, é possível imaginar e construir a própria história.

O elenco e a ficha técnica são compostos por: Luiza Boldrini (Nanda e Fada); Victor Salzeda (Paulinho e Soldado); Fernanda Guerreiro (Ritinha e Bruxa); Juliana Carrano (Karla e Cigarra); Matheus Ruas (Guiga e Professor); Wagner Duarte (Contador de histórias/ Narrador). Autor: Mário de Sousa; Direção teatral: Elyzio Falcato; Coreografia: Simone Gomes.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro de Niterói. Informações: (21) 2620-6101. Entrada Franca!

Serviço:

  • VI Mostra de Teatro Infantil de Niterói
  • Apresenta o espetáculo “Brincando de Brincar”
  • Data: 18 de outubro, sábado
  • Horário: 16h
  • Classificação etária: Livre
  • Capacidade: 460 pessoas
  • Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
  • Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói-RJ (ao lado da Estação das barcas e atrás do Terminal Rodoviário João Goulart).
  • ENTRADA FRANCA