O Teatro Municipal de Niterói recebe no dia 18 de setembro, às 19h, o encontro musical de três clássicos: Coral Agnes Moço, Orquestra de Ritmos Batuquebato e Orquestra de Cordas da Grota, pela primeira vez juntos e misturados!

“Canto Batuque Grota – o show” é um projeto cultural que reedita uma encantadora e inédita apresentação musical realizada no ano de 2017 no Teatro Municipal de Niterói. Na ocasião, em face da comemoração do “dia do médico”, três grandes potências e expressões da música na cidade de Niterói foram convidadas a estar juntas no mesmo palco, construindo um espetáculo mágico e inédito: Coral Agnes Moço, Orquestra de Cordas da Grota e Orquestra de Ritmos Batuquebato. Os três fizeram uma noite inesquecível e mágica, que entrou de forma definitiva na memória afetiva do público presente e dos artistas. Assim, veio naturalmente a vontade de repetir esse momento, agora de forma popular e acessível a todos, através da reedição do show.

Sobre o “Coral Agnes Moço”

A formação tradicional e musical proposta por Agnes Moço valoriza a base fundamental da educação infantil. Através dos encontros, desenvolve-se no aprendiz a capacidade de escuta, de escolha, desenvolvendo inteligência social através da arte e da espiritualidade. Por este motivo, o método Agnes Moço acredita que a música deve estar na formação da criança desde o seu nascimento, marcando seus ritmos, embalando seus sonhos e organizando o compasso dos seus movimentos. Ao longo de vinte e nove anos de trabalho, Agnes Moço produziu muitos espetáculos estimulando o talento de seus aprendizes na arte do canto e do teatro. Formou diversos talentos. Em parceria com Duda Maia e com o ator e diretor Marcello Morato, recebeu o prêmio Shell com a peça “Contos e Cantigas Populares. Com uma metodologia singular em que jogos e atividades lúdicas especiais conduzem o aprendizado, destaca-se não só pelos seus resultados pedagógicos, mas também pelos seus produtos artísticos, reconhecidos por educadores, pais, artistas, personalidades e pela sociedade niteroiense.

Sobre a “Orquestra de Ritmos Batuquebato”

Regida pelo prodígio percussionista Gabriel Policarpo, a Orquestra de Ritmos Batuquebato é composta por talentosos músicos que elevam e expandem toda a versatilidade sonora e rítmica do universo percussivo brasileiro e mundial. Divididos por naipes, os instrumentos ganham destaque e protagonizam um universo sonoro inesperado. A latente virtuosidade dos músicos proporciona ao público uma rara oportunidade de ver, ouvir e curtir instrumentos da percussão popular como surdos, caixas, repiques, tamborins, chocalhos, atabaques e agogôs em belíssimo diálogo harmônico com guitarras e programações eletrônicas, com instrumentos melódicos contemporâneos e milenares. Os arranjos são estimulados pela linguagem do repique, o “spalla” desta orquestra. Inspirado nas suas diversas pesquisas pelo Brasil e pelo mundo, Gabriel Policarpo apresenta temas instrumentais próprios que guiam imagens projetadas em tempo real.

O encontro dessas artes dá ao espetáculo uma vibração sonora e um enlevo com poesia, luzes, imagens e sons, que unifica palco e público em alquimia deslumbrante: é o encontro das sementes e raízes das culturas ancestrais com o contemporâneo.

Sobre a Orquestra de Cordas da Grota

Iniciada na década de oitenta, a ação social na Grota do Surucucu surgiu quando Otávia Paes Selles – uma então inquieta professora aposentada – resolveu ajudar as crianças da comunidade que apresentavam dificuldades na escola, através da aulas de reforço escolar. Especialmente no ano de 1995, Otávia pediu a seu filho, o músico Márcio Selles, que desse aulas de música na localidade. Foi então que Márcio começou a ensinar flauta doce, violino, viola e violoncelo para as crianças e jovens na Comunidade da Grota do Surucucu. Em 1998, após o falecimento de Otávia, Márcio e sua esposa Lenora Mendes assumiram a direção do trabalho formando o núcleo que mais tarde comporia a chamada “Orquestra de Cordas da Grota”. Em 2001, a convite de uma professora da Universidade de Coimbra, seis alunos da ação social foram se apresentar no norte de Portugal. A grande visibilidade na mídia sensibilizou empresas com responsabilidade social, determinando a constituição de uma organização não governamental, a organização sem fins lucrativos “Reciclarte”. Desde então, as ações da “Orquestra de Cordas da Grota” vêm sendo frequentemente apoiada por empresas e fundações nacionais e internacionais, bem como se destacando em diversas oportunidades nas cenas local, nacional e internacional.

Serviço

Canto Batuque Grota

 Data: 18 de setembro

Horário: 19h

Duração: 90 min

Classificação indicativa: Livre

Ingresso: R$ 20 inteira

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói

NitNegócios