Corte Momesca – A Corte do Carnaval de Niterói, eleita através de concorrido concurso em 2012, com o Rei Momo Jair Ribeiro, a Rainha Aline Araújo e as princesas Marluce dos Santos e Taiane Perfeito, teve seu mandato renovado automaticamente, este ano, pela Neltur. O animado quarteto vai estar presente na abertura dos desfiles na Rua da Conceição e vai circular pelas principais festas de Carnaval pelos bairros da cidade em 2013.
Apesar da redução da verba, devido a frágil situação financeira da Prefeitura, a festa do Momo em Niterói está garantida. No último dia 14, após uma reunião com dirigentes das escolas de samba de Niterói, além de o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN), Ito Machado, e o presidente da Neltur, Paulo Freitas, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que haverá o desfile na Rua da Conceição este ano e anunciou a criação de uma comissão permanente de carnaval, formada por representantes das agremiações, da Secretaria de Cultura, da Neltur e da Secretaria de Participação Social para tratar da festa para 2014, quando os desfiles deverão retomar para a Av. Avenida Amaral Peixoto, que foi o palco de grandes carnavais nas décadas de 70 e 80.
Este ano, a festa na Rua da Conceição, no Centro de Niterói, começa no sábado, dia 09 de fevereiro, às 19h, com desfile do bloco da imprensa “Pauta Quente”, que nasceu da fusão dos blocos “Filhos da Pauta” e “Segundo Clichê”, em seguida passam pela passarela do samba a Corte do Carnaval de Niterói 2013 e os Blocos de Embalo: Olodumaré, Combinados do Amor, Barro Vermelho, Unidos do Maruí, Cio da Capivara, Unidos do Preventório, Unidos de Jurujuba e Unidos da Leopoldina.
A arena de desfiles da Rua da Conceição terá 500 metros (Rua Visconde do Rio Branco até a Rua Luiz Leopoldo Pinheiro) e vai ganhar arquibancadas, iluminação especial, banheiros químicos, além de cabines de jurados e camarote para receber autoridades e a imprensa. Como nos anos anteriores, as Escolas de Samba e Blocos terão dois trios elétricos à disposição, dando maior agilidade às apresentações das agremiações. A expectativa da UESBCN é que cerca de 20 mil pessoas assistam cada dia de desfile.
No domingo, 10 de fevereiro, a Rua da Conceição vai receber os desfiles do Grupo Especial de Blocos de Enredo, a partir das 20h, quando se apresentam: Banda Batistão; Fora de Casa; Se não guenta por que veio?; Galo de Ouro; Tá rindo por quê?; Unidos do Castro; Amigos da Ciclovia; Alegria da Zona Norte; Unidos de Piratininga; Bafo do Tigre; Balanço do Fonseca; Ferimento Leve; Grilo da Fonte; e Experimenta.
Na segunda-feira, 11 de fevereiro, a abertura dos desfiles, também, será às 20h, com as agremiações do Grupo de Acesso, formado por 8 escolas. A ordem é a seguinte: Cacique da São José; Império de Araribóia; Souza Soares; Unidos da Magnólia Brasil; Garra de Ouro; Sacramento; Bem Amado; e União da Engenhoca. Cada agremiação terá 40 minutos para se apresentar.
A festa momesca será encerrada na terça-feira, dia 12 de fevereiro, quando haverá o desfile das agremiações do Grupo Principal de Niterói. Cada escola terá 50 minutos para se apresentar. A Escola de Samba “Tá mole, mas é meu”, que foi a campeã do Grupo de Acesso em 2012, abre o desfile do grupo de elite; seguida pela “Folia da Viradouro”, a atual campeã do grupo principal, “Unidos da Região Oceânica”; “Sabiá”; “Grupo dos Quinze”; “Independente do Boassu”; e “Mocidade Independente de Icaraí”.
fonte: Jornal da Cidade